Notícia

Soea Connect: engenheiros gaúchos são homenageados pelo Sistema Confea/Crea


O reconhecimento do mérito aos laureados, que tão bem honram a sua profissão. Créditos: Arquivo CREA-RS

Presencial ou virtual, a cerimônia de entrega das honrarias do Sistema Confea/Crea é sempre marcada pela emoção. Desta vez, já na abertura, o cerimonial de abertura emocionou ao citar as diversas perdas de lideranças do Sistema Confea/Crea neste mais de um ano de pandemia da covid-19. Adiada desde o ano passado, no início da pandemia, a Soea, maior evento da Engenharia, Agronomia e Geociências, ocorre 100% digital, mas com a instalação física em Goiânia, a Soea Connect.

Como há 63 anos, seguindo a tradição, a entrega de 12 Medalhas do Mérito, as homenagens in memoriam com a inscrição de 12 nomes no Livro do Mérito e as três Menções Honrosas – destinadas a empresas públicas ou privadas, instituições de ensino e entidades de classe que fomentam o desenvolvimento tecnológico – foram entregues na noite de 15 de setembro, quando da abertura da Soea Connect.

As honrarias do Sistema simbolizam a gratidão aos que fizeram da Engenharia sua razão de viver, com paixão e solidariedade. A soma e o resultado do trabalho de cada integrante desse seleto grupo ampliam as possibilidades de desenvolvimento do País por meio de uma atuação profissional gabaritada e, principalmente, voltada para o bem da coletividade. O reconhecimento do mérito aos laureados, que tão bem honram a sua profissão, deixam o exemplo de um legado digno às gerações futuras.

Dentre os profissionais que receberam as honrarias estão dois gaúchos, que gravam seus nomes na história do desenvolvimento tecnológico nacional. Indicado pela Câmara de Agronomia do CREA-RS, o Engenheiro Agrônomo Dirceu Neri Gassen, que faleceu em 2018, teve o seu nome inscrito no Livro do Mérito do Sistema Confea/Crea e Mútua.

A Medalha do Mérito foi entregue ao Engenheiro Civil e Engenheiro Mecânico e Eletricista Luis Roberto Andrade Ponte. Indicado pela Câmara de Engenharia Civil, o homenageado é ex-presidente da Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul (Sergs), entidade precursora do Sistema Confea/Crea e Mútua.


Inscrição ao Livro do Mérito – Engenheiro Agrônomo Dirceu Neri Gassen

Nasceu em Santa Rosa e se formou em Agronomia na Universidade de Passo Fundo, na turma de 1977.  Professor e doutor em Fisiologia, Dirceu Neri Gassen dizia que a produtividade é o conhecimento acumulado por hectare e que o produtor deveria pensar a planta como um todo, influenciando alunos e deixando uma relevância contribuição para o desenvolvimento da agricultura brasileira. Foi coordenador de Pesquisa e Desenvolvimento da Secretaria da Agricultura e Abastecimento do RS, em Porto Alegre, de 1995 a 1997.

A presidente do CREA-RS, Eng. Ambiental Nanci Walter, e o diretor administrativo, Eng. Civil Nelson Moussalle, acompanharam a cerimônia na sede do Conselho gaúcho

O reconhecimento da importância do seu trabalho na área de entomologia agrícola levou-o a ser agraciado, em 1995, com o nome de uma espécie que parasita os adultos de Diabrotica spp, cujas larvas são pragas de diversos cultivos: Centistes gasseni. Dirceu foi um entusiasta do Sistema Plantio Direto, sendo impossível separar o seu nome dessa revolução no manejo de solo que mudou a face da nossa agricultura. Além disso, era um entusiasta de uma agricultura focada na adoção de boas práticas de manejo, unindo preservação da qualidade ambiental e produtividade.

Família do Eng. Dirceu Gassen recebeu a homenagem

O vídeo transmitido mostrou o momento da entrega da honraria para a família do Eng. Gassen feita pela Eng. Ambiental Nanci Walter, presidente do CREA-RS.


Medalha do Mérito – Engenheiro Civil e Engenheiro Mecânico e Eletricista Luis Roberto Andrade Ponte

Eng. Ponte recebeu a honraria das mãos da presidente Eng. Nanci Walter

Formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), é natural de Fortaleza (CE). Autor da Lei das Licitações (Lei nº 8.666), o Eng. Luis Roberto Ponte tem uma experiência acumulada em décadas de vida pública e em entidades de classe. Foi deputado federal constituinte, ministro-chefe da Casa Civil da Presidência da República e secretário do Desenvolvimento do RS. Fundador e diretor-presidente da Construtora Pelotense, de Porto Alegre, presidiu o Sinduscon-RS e a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) tendo igualmente sido vice-presidente do Sistema Fiergs/Ciergs, entre outros cargos.

O Eng. Luis Roberto Ponte acompanhou a cerimônia de honraria na sede do CREA-RS, ao lado da presidente Eng. Nanci Walter e do diretor administrativo Nelson Moussalle

Para ele, aprimorar a Lei das Licitações é o melhor caminho para combater a corrupção. “O papel social da Engenharia não pode ser inibido por corrupções ou pela burocracia, as graves ocorrências de corrupção do país são consequência do não cumprimento dos dispositivos da Lei. Se ela tivesse sido respeitada, nenhuma fraude teria acontecido”, defende.

 

 

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: