Encontro Estadual com Coordenadores dos Cursos de Agronomia pauta formação profissional

Coordenadores de cursos de Agronomia do Rio Grande do Sul estiveram reunidos, nesta sexta-feira (24), no Encontro Estadual promovido pela Câmara Especializada de Agronomia (Ceagro) do CREA-RS. Na pauta, formação acadêmica; avaliação de cursos com registro; prova de proficiência; atribuições, residência e mobilidade profissional; fechando com diplomação no exterior. O objetivo foi o de tirar propostas a serem levadas para o âmbito nacional durante o 2º Encontro Brasileiro, que antecede o Congresso Brasileiro de Agronomia, que ocorre em outubro em Florianópolis.

A abertura, a partir das 8h30, contou a participação da presidente do Conselho, Eng. Ambiental Nanci Walter, que destacou a essencialidade da formação adequada aos futuros profissionais. “Estamos promovendo nesta gestão a aproximação com os diversos entes que compõe a sociedade e não seria diferente com as instituições de ensino tão essenciais ao nosso sistema profissional. ”

Falou, ainda, sobre o projeto do CREA Júnior do RS. “Estamos buscando os bons exemplos de outros Creas e ele logo saíra do papel. Queremos, entre outras coisas, uma comissão com equidade de presença entre os profissionais e estudantes”, explicou, citando que o objetivo é aumentar o contato do estudante com o seu futuro Conselho profissional.

Eng. Ambiental Nanci Walter

Por fim, revelou mais um projeto em elaboração que é, aos moldes do CREA-MG, instituir um Colégio de Instituições de Ensino Superior. “Estamos trabalhando nisto para, quem sabe, no próximo Encontro Estadual dos Coordenadores está o Colégio já esteja instituído e fazendo parte da programação. Trago essas novidades e me coloco sempre aberta a receber críticas construtivas para, juntos, podermos crescer e buscar um Crea que a todos orgulhe. ”

Também participaram a coordenadora da Ceagro, Eng. Agr. Denize Leite Frandoloso, que reiterou a importância das universidades e faculdades. “Realmente o ensino e formação de agronomia tem um papel fundamental para nós, enquanto órgão que registra e fiscaliza. Neste sentido resolvemos nos encontrar nessa dinâmica para ouvi-los e buscarmos propostas para o encontro de Florianópolis. Feliz pela acolhida ao encontro. ”

Denize Leite Frandoloso

Da Confederação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil (Confeab), o Eng. Agrônomo Prof. Almir Gnoatto, falou sobre o Encontro Nacional de Coordenadores: Memória 2020, propostas e conquistas. Também abordou as expectativas para o Encontro deste ano, que ocorre junto ao Congresso Brasileiro de Agronomia (CBA).  Iniciou congratulando o CREA-RS pelo quinto encontro estadual. “Precisamos dialogar e compartilhar experiências entre os cursos na busca de boas propostas para melhorar a qualidade do ensino na Agronomia."

Almir Gnoatto

Falou sobre o funcionamento e os objetivos do Departamento de Integração com o Sistema Educacional da Confeab que “surgiu do desafio da falta de debates pela qualidade no ensino”. “Temos sofrido com a proliferação de cursos sem a devida atenção à qualidade, preocupação que será discutida no nosso encontro”, afirmou. Depois citou as três ações básicas da atuação da Confeab neste sentido: criação do departamento de integração com o sistema profissional; realização do primeiro Encontro Nacional de Coordenadores, ocorrido em novembro do ano passado; e discutir as propostas para melhoria do ensino pautando o segundo Encontro Nacional. “No que este nosso encontro vai contribuir demais. ”

Elisabete Gabrielli

O encontro encerrou com um momento “brainstorming”, com a participação dos coordenadores presentes ao evento, todo de modo virtual, e condução dos Engenheiros Agrônomos Elisabete Gabrielli e José Luiz Tragnago.“Estamos no quinto evento e durante os anteriores percebemos que nossos anseios são os mesmos: dúvidas e preocupação basicamente focando na qualidade do egresso que está entrando no mercado de trabalho e de como podemos auxiliar nesse processo”, ressaltou a Eng. Elisabete. Destacou ainda ser uma grande preocupação fortalecer a aproximação do Sistema com as instituições de ensino.

José Luiz Tragnago

Para Tragnago, coordenador-adjunto da Ceagro,  é importante que se avancem as discussões para encerrar algumas temáticas no Encontro Nacional em Florianópolis.

Participaram do evento, representantes das coordenações da URI Erechim, UFPel, Faculdade IDEAU, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia - Campus Ibirubá, Universidade Federal de Santa Maria/ Frederico Westphalen, Instituto Federal Farroupilha - Campus São Vicente do Sul, Urcamp, Ulbra, Faculdade IDEAU - Campus Bagé, Universidade de Cruz Alta, Sociedade Educacional Três de Maio - Setrem, UERGS, Universidade de Caxias do Sul e Universidade de Passo Fundo.