Edificações comerciais e residenciais em Camaquã são foco de bliz de fiscalização

Créditos: Arquivo CREA-RS

Condomínios residenciais e comerciais dos municípios abrangidos pela Inspetoria de Camaquã serão o foco da bliz de fiscalização do Conselho entre os dias 29 de setembro e 01 de outubro. A ação prevê a verificação das responsabilidades técnicas em obras e serviços de manutenção preventiva e periódica estruturais, das instalações elétricas, hidráulicas, tubulações de gás, elevadores e PPCI. Sob a orientação do supervisor de Fiscalização Pedro Ost, participam da ação os agentes fiscais Ilson Rozalino Garim e Silva e José Castro Pinto.

Manutenção Predial
Toda edificação necessita de cuidados e manutenções periódicas para que ofereça segurança e conforto aos seus condôminos. A estrutura das edificações, assim como as instalações elétricas, instalações hidráulicas, e tubulações de gás sofrem desgastes. Caso a inspeção predial não seja feita com regularidade, pode ocorrer deterioração e atingir os usuários, o meio ambiente e o patrimônio no que se refere à saúde e segurança, desempenho e funcionalidade da edificação, bem como nos custos para manutenção e recuperação do edifício, podendo comprometer sua vida útil. Em alguns casos, a deterioração é quase imperceptível, podendo causar incêndios e desabamentos.

Os serviços de manutenção devem ser realizados por empresas e profissionais e legalmente habilitados. Assim, é dever legal do CREA- RS combater o exercício ilegal da profissão efetuando, para tanto, a fiscalização do exercício das profissões da área tecnológica, em conformidade com a lei.

Neste período serão fiscalizadas as seguintes áreas:

Civil
Inspeção Predial/ Marquise

Elétrica
PPCI – Plano de Prevenção Contra Incêndio;
Laudo de manutenção do SPDA;
Laudo de manutenção grupo gerador, subestação de energia elétrica;
Laudo das instalações elétricas;
Projeto e Instalação de captação de energia fotovoltaica

Mecânica e Metalúrgica
Manutenção de elevadores
Teste de estanqueidade da tubulação e central de gás.

Química
Teste de estanqueidade da tubulação e central de gás.
*Plano de Prevenção Contra Incêndio é atividade que poderá ser realizada por todas as especialidades, exceto técnico.
*Contrato de empresas terceirizadas que abrangem todas as áreas da engenharia.