Notícia

Edificações comerciais e residenciais em Camaquã são foco de bliz de fiscalização


Créditos: Arquivo CREA-RS

Condomínios residenciais e comerciais dos municípios abrangidos pela Inspetoria de Camaquã serão o foco da bliz de fiscalização do Conselho entre os dias 29 de setembro e 01 de outubro. A ação prevê a verificação das responsabilidades técnicas em obras e serviços de manutenção preventiva e periódica estruturais, das instalações elétricas, hidráulicas, tubulações de gás, elevadores e PPCI. Sob a orientação do supervisor de Fiscalização Pedro Ost, participam da ação os agentes fiscais Ilson Rozalino Garim e Silva e José Castro Pinto.

Manutenção Predial
Toda edificação necessita de cuidados e manutenções periódicas para que ofereça segurança e conforto aos seus condôminos. A estrutura das edificações, assim como as instalações elétricas, instalações hidráulicas, e tubulações de gás sofrem desgastes. Caso a inspeção predial não seja feita com regularidade, pode ocorrer deterioração e atingir os usuários, o meio ambiente e o patrimônio no que se refere à saúde e segurança, desempenho e funcionalidade da edificação, bem como nos custos para manutenção e recuperação do edifício, podendo comprometer sua vida útil. Em alguns casos, a deterioração é quase imperceptível, podendo causar incêndios e desabamentos.

Os serviços de manutenção devem ser realizados por empresas e profissionais e legalmente habilitados. Assim, é dever legal do CREA- RS combater o exercício ilegal da profissão efetuando, para tanto, a fiscalização do exercício das profissões da área tecnológica, em conformidade com a lei.

Neste período serão fiscalizadas as seguintes áreas:

Civil
Inspeção Predial/ Marquise

Elétrica
PPCI – Plano de Prevenção Contra Incêndio;
Laudo de manutenção do SPDA;
Laudo de manutenção grupo gerador, subestação de energia elétrica;
Laudo das instalações elétricas;
Projeto e Instalação de captação de energia fotovoltaica

Mecânica e Metalúrgica
Manutenção de elevadores
Teste de estanqueidade da tubulação e central de gás.

Química
Teste de estanqueidade da tubulação e central de gás.
*Plano de Prevenção Contra Incêndio é atividade que poderá ser realizada por todas as especialidades, exceto técnico.
*Contrato de empresas terceirizadas que abrangem todas as áreas da engenharia.

Outras Notícias

NOTÍCIAS

Imagem de exemplo

Em 2025, Soea será em Vitória (ES)

Imagem de exemplo

Deputado Leônidas convoca Sistema para subsidiar parlamento

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: