Rede Inovacom será lançada durante o 14º Fisl

Representantes da PUCRS, UFRGS, Telebras, Companhia de Processamento de Dados do Rio Grande do Sul (Procergs), Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI), Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado (SCIT) e empresas gaúchas lançam nesta sexta-feira, 5 de julho, a Rede Inovacom, criada para congregar ações do setor de eletrônica e telecomunicações do Rio Grande do Sul. A cerimônia de lançamento contará com a presença do presidente da Telebrás, Caio Bonilha, e será realizada às 10h, durante a programação do 14º Fórum Internacional de Software Livre (FISL), no Espaço de Convivência do Centro de Eventos da Universidade Campus (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre).
A ideia é fortalecer e dinamizar a cadeia de telecomunicações a partir do estabelecimento de uma Rede de Inovação colaborativa. Maria Cristina de Castro, diretora do Instituto de Eletrônica e Telecomunicações da PUCRS (IETelecom) entende que a criação da Rede é estratégica. "Estimularemos a cultura associativa entre os envolvidos e poderemos planejar e organizar demandas relativas ao desenvolvimento tecnológico e à inovação, contribuindo para a competitividade do RS no setor", considera. Com o lançamento nesta sexta-feira, a expectativa do grupo é também buscar adesão de outras organizações estaduais, universidades e empresas.
Saiba mais - O Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc) conta com um escritório da Telebras na Região Sul e a Rede de Referência da empresa, dando suporte na homologação de novos produtos. Roteadores, switches, rádios, bastidores de emenda e conexão ópticos, além de outros equipamentos que medem as condições de tráfego de dados são testados no local. Segundo o pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento da Universidade, Jorge Audy, o Centro atua em três grandes frentes: para testes de novas tecnologias para aplicação no Plano Nacional de Banda Larga; na homologação de produtos desenvolvidos em projetos em parcerias e em novas tecnologias.
(Assessoria em Comunicação da Rede Inovapucrs)