Mulheres no protagonismo das Engenharias, Agronomia e Geociências

Empoderamento foi a palavra e o conceito que marcaram o lançamento do Programa Mulher Pernambuco. A implantação desta iniciativa do Crea-PE quer justamente ampliar o protagonismo feminino nas Engenharias, Agronomia e Geociências. A cerimônia foi marcada por histórias inspiradoras, momentos de emoção e, principalmente, pertencimento a um lugar de destaque nos ambientes tidos como masculinos.

Na cerimônia, mulheres que desbravaram lugares nunca antes ocupados pela presença feminina, a exemplo da primeira vice-governadora de Pernambuco Luciana Santos (PC do B), a primeira vice-prefeita do Recife Isabella de Roldão (PDT) e a única deputada federal de Pernambuco Marília Arraes (PT). A exemplo das engenharias, a política também é um ambiente inóspito para mulheres.

Presidindo a mesa, Adriano Lucena, presidente do Crea-PE, mostrou que é um homem que coloca em prática a máxima de lugar de mulher é onde ela quiser. Ele destacou que não há conquista sem luta. E esta luta da igualdade de gênero é do Crea-PE, afirmou Lucena para uma plateia majoritariamente feminina. Uma realidade bem diferente entre os profissionais registrados no Conselho, onde o índice de mulheres é de 20% do total dos cerca de 66 mil profissionais.

A iniciativa está em sintonia com o programa nacional do Sistema Confea/Crea e Mútua. Hoje, os 27 Creas têm implantado sua versão do Programa Mulher. O lançamento aconteceu num formato híbrido. Contou com a participação das representantes do Comitê Nacional do Programa Mulher: Nanci Walter, engenheira ambiental , que preside o comitê; Fabyola Resende, engenheira eletricista e segurança do trabalho; e Michele Costa Ramos, engenheira mecânica, que também representou o presidente do Confea, Joel Krüger, o idealizador do programa. Além de Giucélia Figueiredo, engenheira agrônoma, que representou a Mútua Nacional.

O lançamento também foi palco para homenagear mulheres que se destacaram na área acadêmica e empresarial: Maria de Lourdes Alcoforado, engenheira eletricista; Suzana Gico, engenheira civil; Regina Gaudêncio, engenheira civil; Maria do Carmo Sobral, engenheira civil; Marta Lúcia Rolim, engenheira civil; e Maria da Conceição Cabral, engenheira civil.

O programa será conduzido por um comitê que vai buscar caminhos para estimular a participação feminina como autoras principais dentro do sistema. O comitê também desenvolverá políticas e programas atrativos e que deem destaque às mulheres. A equipe será presidida por Adriano Lucena e formada por Eloisa Moraes, engenheira civil; Giani Camara, engenheira de segurança do trabalho; Jaciara Marques, engenheira de segurança do trabalho; Cláudia Alcoforado, engenheira civil; Roberta Meneses, engenheira civil; e Pompéia Lins, engenheira eletricista.

A iniciativa da captação de mulheres para o Sistema Confea/Crea e Mútua começou em 2018. Tem por base as principais diretrizes do Plano Nacional de Política para Mulheres do Governo Federal, além de acordos internacionais, como a Convenção sobre a Eliminação de todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres (CEDAW).

O programa também está comprometido com o objetivo de desenvolvimento sustentável número 5 da agenda 2030 da ONU. Isso porque busca estimular o protagonismo das mulheres na construção de uma sociedade e de um Sistema Confea/Crea cada vez mais justo, igualitário e democrático.

A cobertura completa da cerimônia pode ser vista clicando aqui.

Fonte: CREA-PE