Notícia

Confea e Creas alinham estratégias parlamentares em encontro técnico


Créditos: Marck Castro/Confea

O 1º Enapar – Encontro Nacional de Assessoria Parlamentar do Sistema Confea/Crea reúne virtualmente 30 participantes nestes dias 29 e 30 de setembro. Na pauta, estratégias para obtenção de êxito nos projetos legislativos de interesse das áreas de Engenharia, Agronomia e Geociências, como ressaltou o presidente Joel Krüger.

“A ação parlamentar não é feita apenas em Brasília, mas em cada um dos estados, onde o deputado e senador têm suas bases eleitorais. Por isso, é fundamental a integração com as assessorias de cada um dos 27 Creas”, disse, ao mencionar o recente posicionamento frente à Medida Provisória (MP) 1040/2021, considerado exemplo de mobilização integrada contra ameaças ao salário mínimo profissional e à Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) da Engenharia Elétrica. “Se agirmos sempre dessa maneira, a chance de vitória das nossas teses no Congresso Nacional, no Executivo e Judiciário, é muito grande”, frisou o engenheiro civil, incentivando a realização de agendas, como a do Enapar, para definir planejamento e ter sucesso em demandas futuras. 

Presidente Joel Krüger incentivou o trabalho coletivo baseado em planejamento e capilaridade nos estados

Outros resultados positivos alcançados pelo Sistema foram destacados pela conselheira federal e diretora institucional Michele Ramos. “Devido às ações bem trabalhadas pela Assessoria Parlamentar, a Apar, já tivemos vitórias, por exemplo, diante da Lei de Licitações, com vetos em relação à técnica e licenciamento ambiental; na pauta do PL 1428/2021, que estabelecia atribuições privativas aos zootecnistas; e na retirada da PEC 108, que mudaria a natureza jurídica dos conselhos”, listou. Nesse sentido, a engenheira mecânica motivou os participantes a trabalhar em conjunto. “Essa unicidade é muito importante para chegarmos aos nossos objetivos na reivindicação de nossas pautas, principalmente em relação às demandas técnicas.” 

Conselheira Michele Ramos: “Que os regionais tenham a certeza de que o Confea está com eles para alcançar êxito nas demandas”

Já a conselheira federal Andréa Brondani chamou atenção para a dimensão do trabalho da Apar e a relevância do monitoramento dos temas afetos ao sistema profissional. “Hoje, por exemplo, há dois assuntos de interesse da área, na pauta do Senado. Um é o PLS 261/2018, marco legal das ferrovias; e o outro é o PL 2015/2021, que trata do Sistema Financeiro da Habitação (SFH), para incluir no financiamento imobiliário a aquisição de sistemas de geração fotovoltaica junto ao imóvel financiado”, informou a engenheira agrônoma, que atua também como assistente parlamentar de senador.  

Conselheira Andréa Brondani reforçou a importância do acompanhamento diário da tramitação de temas afetos ao Sistema, no Congresso

O superintendente de Integração do Sistema (SIS), por sua vez, qualificou o 1º Enapar como um “divisor de águas numa época em que somos ameaçados por ações externas”. Para ele, a assessoria parlamentar integrada é de suma importância em uma estrutura com dimensão e capilaridade expressivas, como são o Confea e os Creas.   

Superintendente Osmar Barros elogiou a programação, que conta com palestras e diálogo sobre estratégias e relações institucionais e governamentais

O diretor-presidente da Mútua também parabenizou a realização do encontro, lembrando que método e organização são as bases para atingir as metas do Sistema. “Contem com o apoio da Mútua nesse objetivo primordial que é garantir a defesa da sociedade”, afirmou o eng. agr. Francisco Almeida.  

Diretor-presidente da Mútua assegurou suporte às ações parlamentares do Sistema

Reposicionamento
Em diálogo com os representantes dos Creas, o assessor parlamentar do Confea José Maria Soares explicou que o Enapar atende a uma solicitação por interlocução entre os assessores a fim de potencializar o capital político gerado pelos presidentes e conselheiros. “Estamos tentando montar essa rede de integração e articulação no intuito de defender as pautas que afetam o Sistema e os profissionais”, pontuou o engenheiro civil, depois de apresentar os outros três integrantes da Apar do Federal.

Integrantes da Apar do Confea: Denise Castro, Guilherme Alvarenga, José Maria Soares e Walter Bittar

“Orquestrar ações mais dinamizadas” é uma das alternativas para organizar e fortalecer a atuação proativa do Sistema, na avaliação do cientista político e assessor parlamentar do Confea, Walter Bittar. “É fundamental participar de debates e propor soluções para não ter que apagar incêndios; porque quando você não faz análise de risco, você tem que fazer gerenciamento de crise”, alertou o especialista, que anunciou a recente contratação de sistema de monitoramento legislativo. Com essa automação, o Confea poderá acompanhar com mais efetividade a movimentação de regulações, a agenda governamental e a atuação de parlamentares em votação, relatos, discursos e redes sociais, por exemplo. “Essa ferramenta é considerada importante porque os assuntos de interesse do Sistema são abordados por quase todas as comissões do Legislativo”, observou Bittar, salientando que o Conselho terá suporte tecnológico para analisar as oportunidades e os riscos do contexto político.

Cientista político Walter Bittar anunciou que o Confea passará a contar com sistema de monitoramento das proposições legislativas

Desafios
A conjuntura política nacional e os desafios do processo legislativo foram abordados pelo professor doutor Leonardo Barreto, ex-professor substituto da Universidade de Brasília (UnB) e coordenador do curso de Ciência Política do Centro Universitário do Distrito Federal (UDF). 

O palestrante falou das ameaças que as instituições têm enfrentado no atual cenário marcado por rápidas mudanças e luta pelo poder. “Existe um processo no mundo de desconstrução das estruturas tradicionais de poder e isso se deve a um conjunto de mudanças sociais e econômicas no planeta, e também ao acesso das pessoas a mais informações e softwares de estratégias, por exemplo”, contextualizou, mencionando o livro "O fim do poder", do escritor venezuelano e integrante do conselho do Fórum Econômico Mundial, doutor Moisés Naím. 

Professor doutor Leonardo Barreto enalteceu o papel do assessor parlamentar na identificação de riscos regulatórios, na tradução do contexto para a alta direção e articulação de soluções

Segundo Barreto, neste ambiente volátil, em que as estruturas são desafiadas a todo tempo, o assessor parlamentar é o profissional que “identifica riscos regulatórios, traduz o contexto para a alta direção e articula a solução”. Citando Nicolau Maquiavel, ele reforçou “que o príncipe bem-sucedido é aquele que tem capacidade de lidar bem com aquilo que o contexto lhe apresenta e tem capacidade de manipular bem essas circunstâncias a seu favor”, ele tem mais chances de sair na frente, de se organizar, permanecer vivo e fazer com que sua organização permaneça viva. “A assessoria parlamentar é essencial para sobrevivência do negócio; sem ela, a organização fica exposta e suscetível às variações do tempo”, finalizou o palestrante. 

Além dos 30 participantes, lideranças do Sistema acompanharam a agenda. Na foto: conselheiro federal Annibal Margon (dir.), presidentes Ricardo Rocha (Crea-PR) e Jorge Silva (Crea-ES), conselheira Michele Ramos e presidente Joseval Carqueija (Crea-BA). Também participaram os presidentes Emanuel Mota (Crea-CE), Ana Adalgisa (Crea-RN), Fátima Có (Crea-DF) e Karine Moreira (Abape)

Relações institucionais e governamentais
No primeiro dia de Enapar, os participantes puderam ainda conhecer detalhes sobre Relações Institucionais e Governamentais (RIG), que foram apresentados pelo assessor parlamentar Walter Bittar. “A RIG trata da atuação no processo de decisão política, da participação na formulação de políticas públicas, da elaboração e estabelecimento de estratégias de relações governamentais, da análise dos riscos regulatórios ou normativos e da defesa dos interesses daqueles representados nesses processos”, explanou o assessor, que prosseguiu: “A atividade requer capacitação e planejamento estratégico para garantir melhor desempenho na defesa de interesses”.

A programação do encontro segue até esta quinta-feira com diálogo sobre "Planejamento estratégico de ação parlamentar", que abrange instrução sobre as fases de tramitação, mapeamento de stakeholders, indicação de atores, elaboração de discurso, produção de materiais legislativos e de comunicação e coordenação da mobilização. Os temas “Ações integradas de articulação política” e “Perspectivas dos Creas sobre as práticas de assessoria parlamentar” também estão na pauta. 

Julianna Curado
Equipe de Comunicação do Confea

Outras Notícias

NOTÍCIAS

Imagem de exemplo

Em 2025, Soea será em Vitória (ES)

Imagem de exemplo

Deputado Leônidas convoca Sistema para subsidiar parlamento

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: