Notícia

Comissão do Confea e setor de seguro rural tratam sobre perícia


Presidente Joel Krüger reuniu-se com membros da CTEAP: Wilson Lang, à direita; e Annibal Margon, ao lado da assessora técnica Claudia Machado. Créditos: Arquivo Confea

Nesta semana o Confea estabeleceu diálogo com a Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg) para tratar das atividades agronômicas na área de perícia rural, como previsto no plano de metas da Comissão Temática Engenharia de Avaliações e Perícias (CTEAP).

A agenda foi positiva e terá desdobramentos, segundo o coordenador do grupo. “Foi uma conversa de aproximação para abordar questões de responsabilidade técnica e capacitação profissional dos peritos rurais”, comenta o conselheiro federal eng. agr. Annibal Margon, que conduziu o encontro virtual no dia 29 de setembro. “Ficou acertado que membros da CTEAP irão participar de um grupo de trabalho da FenSeg”, sinaliza. 

Conselheiro e coordenador da CTEAP, eng. agr. Annibal Margon  (Arquivo Confea)

Dentro da federação, o tema é tratado pela Comissão de Seguro Rural que reúne representantes de 16 empresas do ramo de seguro de danos e tem como vice-presidente, Daniel Nascimento, que é também gerente executivo de Seguros Rurais da BrasilSeg, do conglomerado do Banco do Brasil. Ele e Daniel Pauli, gerente de Sinistros Rurais da seguradora, participaram do encontro on-line e informaram que será enviado convite ao Confea para integrar a agenda de discussões na FenSeg. “Eles acharam interessante nossa aproximação”, comenta o conselheiro federal e membro da CTEAP eng. agr. Daniel Galafassi. 

Para ele, a iniciativa de sensibilizar os atores do segmento quanto à relevância do trabalho baseado em normativos e conhecimento técnico-científico irá gerar resultados coletivos. “A melhoria da prestação de serviços permitirá que agricultores e seguradoras contem com perícias bem-feitas”, pontua.

Conselheiro eng. agr. Daniel Galafassi  (Arquivo Confea)

O conselheiro Margon lembra ainda que a perícia de seguro rural é complexa e demanda habilitação e registro profissional, pois abrange inspeção prévia, laudo técnico e análise de sinistros, como incêndios, doenças, pragas e riscos climáticos no segmento agrícola. “A atividade visa proteger produtor e seguradora e, por isso, requer Anotação de Responsabilidade Técnica, a ART, emitida pelo engenheiro agrônomo”, salienta o coordenador da CTEAP. “Para a sociedade, a ART serve como instrumento de defesa, pois formaliza o compromisso do profissional com a qualidade dos serviços prestados”, reitera o conselheiro Galafassi. 

 

 

Julianna Curado 
Equipe de Comunicação do Confea

Outras Notícias

NOTÍCIAS

Imagem de exemplo

Em 2025, Soea será em Vitória (ES)

Imagem de exemplo

Deputado Leônidas convoca Sistema para subsidiar parlamento

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: