Notícia

Sociedade de Agronomia do RS completa 80 anos


Créditos: Sargs

A organização profissional na área da agronomia do RS vinha sendo construida antes do final do século XIX, passou a ser mais efetiva nas primeiras décadas do século XX. Em 1933, precisamente no dia 12 de Julho foi criado o Sindicato Agronômico do Rio Grande do Sul, sucedendo Associação de Agrônomos do Rio Grande do Sul, fundada em 13 de dezembro de 1924. Com a atual personalidade jurídica adquirida em 17 de agosto de 1943, sob nº 574.  em virtude da  lei sindical que enquadrou os profissionais da agronomia como pertencentes ao Sindicato dos Engenheiros, o Sindicato Agronômico foi transformado em Sociedade de Agronomia do Rio Grande do Sul. Portanto, a data de 12 de julho marca no binômio SARGS/Sindicato uma verdadeira história de lutas e realizações em prol da congregação classista, defesa e valorização profissional dos engenheiros agrônomos. 

A Agronomia tem o Decreto 23.196 de 12 de outubro de 1933, a engenharia, arquitetura e agrimensura em 11 de dezembro de 1933 através do Decreto 23.569, com a criação também do Conselho Federal. Os referidos Decretos tem o objetivo de delimitar os direitos e deveres dos profissionais e impedir o exercício  da profissão por indivíduos desprovidos desta habilitação, que competiam ilegalmente com os que concluiam seus cursos superiores.

Em  07 de abril de 1979  a SARGS assumiu a  natureza de federação, tendo seu Estatuto e alterações devidamente registrados no cartório competente, em 03 de julho de 1979. Considerada de Utilidade Pública pelo Decreto Estadual n° 85, de 24 de setembro de 1948, sem fins lucrativos, de duração ilimitada, com sede e foro na cidade de Porto Alegre, neste Estado é filiada à Confederação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil – CONFAEAB. A qual foi   fundada em 1927 como Sociedade Brasileira de Agronomia,  transformando-se  em 1965 na Federação das Associações de Engenheiros Agrônomos do Brasil, e atualmente Confederação das Associações de Engenheiros Agrônomos do Brasil.
Esta longa existência, como não poderia deixar de ser, foi marcada pelas mais variadas circunstâncias, momentos de pleno sucesso e outros de graves dificuldades, sempre focada na valorização da Classe Agronômica do estado. A entidade atuou de forma decisiva para a elaboração do Decreto 23.196, atendida pelo presidente gaúcho Getúlio Vargas. 
Ao longo das décadas seguintes encampou lutas e engajou-se nas mais diversas frentes de trabalho ligadas ao aprimoramento técnico da agricultura riograndense e do país. Um dos exemplos é a Operação Tatú desencadeada no RS, com base em estudos desenvolvidos pela Faculdade de Agronomia da UFRGS e levados a campo pelos profissionais da Secretaria da Agricultura e outros órgãos, tendo transformado o RS no celeiro do Brasil por várias décadas.
Também o receituário agronômico nasceu dentro da SARGS e de suas filiadas, que em conjunto com a socidade gaúcha, fizeram aprovar a Lei estadual de agrotóxicos, embrião de toda a legislação que envolve a matéria no Brasil. A SARGS teve igualmente participação decisiva na Constituição Estadual, participando ativamente  das comissões que elaboraram este texto legal.
A entidade foi promotora de vários eventos estaduais (encontros estaduais de engenheiros agrônomos) e nacionais (Congressos Brasileiros de Agronomia, o último em 2009 em Gramado-RS). Nos últimos anos buscou estar presente nas discussões relevantes para os profissionais e para as suas filiadas, cujo interesse maior é sem dúvida o fortalecimento da agricultura, da pecuária e do agronegócio como um todo, dentro e fora do Rio Grande do Sul. Mostrando a capacidade de mobilização, de articulação e de engajamento em relação aos assuntos profissionais.                       

Eng. Agr. Gustavo André Lange 
Diretor Presidente SARGS

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: