CREA-RS passa a integrar grupo de entidades do Programa Cresce RS, da Assembleia Legislativa

Créditos: Arquivo CREA-RS

Cerimônia realizada no Salão Júlio de Castilhos, na tarde desta quarta-feira (13), selou a inclusão do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do Rio Grande do Sul no Programa Cresce RS. O termo de adesão foi assinado pelo presidente da Assembleia Legislativa, Gabriel Souza (MDB), e pela presidente do CREA-RS, Nanci Walter, tendo como testemunhas o deputado Luís Augusto Lara (PTB), em cuja gestão o programa foi implantado, e o líder do governo, Frederico Antunes (PP).

Em seu terceiro ano de atividades, o Cresce RS é uma iniciativa da Assembleia Legislativa, com o apoio do Executivo e de uma série de órgãos gaúchos. Instituído na Casa pela Resolução de Mesa 3.224/2021, tem por objetivo propor ações para destravar os investimentos necessários ao crescimento do Rio Grande do Sul, acelerando processos de desenvolvimento e geração de emprego e renda. É composto por três eixos: Infraestrutura e Logística, Desburocratização e Fomento dos Bancos Públicos.

A ação faz parte da meta da atual gestão de aproximação com órgãos públicos das esferas federal, estadual e municipal, com o intuito de promover parcerias em prol da segurança da sociedade. “Os profissionais registrados no Conselho, que hoje são mais de 75 mil e 13 mil empresas no RS e têm muito a contribuir com seus conhecimentos técnico-científicos e para isto o CREA-RS tem que se fazer presente”, destacou a presidente da autarquia, Eng. Nanci Walter.

O presidente da Assembleia, deputado Gabriel Souza, destacou a alegria em receber o Conselho no Programa. “Estou muito feliz em receber o Conselho, pois esta junção é dos pilares que podem destravar os programas estruturantes para o nosso Estado. O Cresce coloca na mesma mesa os interessados e os responsáveis pela execução de obras e projetos em todas as esferas públicas.”

Participação
Para a presidente do CREA-RS, Eng. Ambiental Nanci Walter, é fundamental a participação do Conselho no programa. “Diante da necessidade premente de desenvolvimento para o nosso Rio Grande e a importância das áreas da Engenharia, Agronomia e Geociências para atingir esse objetivo, nossa CREA-RS agora terá uma participação mais atuante no Programa CRESCE-RS, nos eixos da desburocratização e da infraestrutura”, destacou a presidente.

Ela explica, ainda, as contrapartidas técnicas-operacionais que atenderão aos objetivos do Programa, no campo da competência do CREA-RS, para que sejam resolvidas, destravadas e desburocratizadas com a colaboração conjunta, envolvendo o Legislativo, Executivo e o Conselho, através de seus profissionais e colaboradores.

1) Agilidade no registro das pessoas Jurídicas que participem das contratações públicas ligadas a serviços/obras ligadas ao Programa Cresce/RS;
2) Agilidade no registro de atestados de capacidade técnica de solicitantes que participem ou almejam participar das contratações públicas ligadas a serviços/obras ligadas ao Programa Cresce/RS;
3) Criação nos requerimentos de campo “(    )” Cresce/RS;
4) Canal de atendimento específico, Cresce/RS, para atendimento mais ágil e informativo;
5) Publicação no sítio eletrônico do Crea-RS de contratações públicas ligadas ao Programa Cresce/RS;
6) Eventos (s) informativo (s) sobres as oportunidades ligadas à Engenharia, a título exemplificativo Parcerias Público-Privadas;
7) Assessoria Parlamentar como apoio às atividades da Engenharia ligadas ao Programa Cresce/RS.