Grafeno, uma nova era dos materiais, é capa da Conselho em Revista

Créditos: Arquivo CREA-RS

Material inteligente que consiste em uma única folha de átomos de carbono dispostos em uma rede de hexágonos semelhante a um favo de mel. Enrole e você terá um nanotubo de carbono. Empilhe e você pode fazer grafite. Para se ter uma ideia, 3 milhões de camadas de grafeno empilhadas têm altura de apenas 1 milímetro.

Elevada transparência, leveza, maleável, resistência ao impacto e à flexão, boa condutividade térmica e elétrica, entre outras propriedades. Estamos falando do grafeno, que está permitindo uma nova revolução, uma nova era dos materiais. Nesta matéria de capa, conversamos com o professor Dr. Diego Piazza, coordenador do UCSGRAPHENE, unidade de nanotecnologia da Universidade de Caxias do Sul (UCS), a primeira planta de produção de grafeno em escala industrial da América Latina, financiada pela Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS).

A edição traz ainda uma entrevista com Reitora Lia Maria Herzer Quintana, do Centro Universitário da Região da Campanha (Urcamp), e conselheira do CREA-RS, eleita presidente do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (Crub), em 55 anos.

Na seção Inovações Tecnológicas, apresentamos uma pesquisa desenvolvida na Universidade Federal do Rio Grande do Sul pelo Engenheiro Agrônomo Vinícius Maggioni dos Santos, que relatou, de forma inédita, a contaminação do Arroio Dilúvio em Porto legre por metais potencialmente tóxicos, como zinco, chumbo, cromo, níquel e cobre. O trabalho surgiu no Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo.