Cobeq e Enbeq acontece no final de outubro

Créditos: Arquivo CREA-RS

O Congresso Brasileiro de Engenharia Química (Cobeq) é o maior e mais relevante evento de Engenharia Química no País, realizado a cada dois anos pela Associação Brasileira de Engenharia Química e esta 23ª edição acontece de 24 a 28 de outubro, na Faurgs, em Gramado.

O evento retorna ao Estado do Rio Grande do Sul após mais de 20 anos, mas agora sendo realizado na hospitaleira Serra Gaúcha, na cidade de Gramado, um dos principais pontos turísticos do país. Gramado possui uma ampla rede hoteleira, excelente gastronomia, diversas atrações e paisagens belíssimas. É a maior infraestrutura turística do Estado, reconhecida pela sua hospitalidade e excelência dos serviços prestados.

O evento está sendo organizado pelo Departamento de Engenharia Química da Universidade Federal de Santa Maria, a primeira universidade federal no interior do Brasil. A programação está sendo cuidadosamente organizada, de modo a propiciar um ambiente produtivo de discussões e troca de experiências, por meio de sessões técnicas e conferências proferidas por palestrantes nacionais e internacionais renomados, em todas as áreas da Engenharia Química.

"Para acentuar, a responsabilidade principal da organização é da UFSM e do programa de pós graduação, PPGEQ, a realização da ABEQ  e, a relação com o CREA-RS se traduz pela atual representação da Engenharia Química da UFSM pela minha pessoa, como conselheiro titular, e de meu colega Eng. Químico Daniel Assumpção Bertuol, como suplente". explica o conselheiro do CREA-RS na Câmara Especializada de Engenharia Química (CEEQ) Eng. Químico Ronaldo Hoffman.

O coordenador da CEEQ também destacou a importância do evento, principalmente relacionando a profissão ao combate à Covid-19."Em meio ao momento que vivemos, ainda em uma pandemia onde o desenvolvimento tecnológico rápido na produção de vacinas, ampliação da produção de gases medicinais, entre outros, foi fundamental para tratar e amenizar a propagação da Covid-19, reduzindo este período sombrio, torna-se claro o papel e a importância deste evento para a sociedade, profissionais e estudantes da Engenharia Química. No COBEQ o que há de mais atual na área será exposto, compartilhado e discutido em um ambiente repleto de mentes ansiosas para encontrar soluções, gerar melhorias, inovar e construir o futuro com desenvolvimento sustentável", destacou.

Os conselheiro do CREA-RS ressaltam, ainda, a integração com o o Encontro Brasileiro sobre Ensino de Engenharia Química – ENBEQ "um momento em que docentes de cursos de graduação e pós-graduação de várias universidades do país discutem os diversos aspectos da formação dos futuros profissionais da Engenharia Química".

História

Historicamente, reúnem-se mais de mil profissionais da academia e da indústria em todas as áreas da Engenharia Química, onde temáticas relacionadas à pesquisa, inovação e aplicação da Engenharia Química são apresentadas e discutidas. Integrado ao COBEQ, o Encontro Brasileiro sobre Ensino de Engenharia Química (ENBEQ) é um evento tradicional da área de ensino de Engenharia Química no Brasil. Consolidou-se como um fórum de discussão sobre diversos aspectos da formação do engenheiro químico com a participação de docentes de cursos de graduação e pós-graduação de várias universidades do país.