Delegação do CREA-RS presente ao XXXII CBA

Delegação gaúcha, formada por conselheiros da Ceagro, participa do Congresso. Créditos: Arquivo CREA-RS

Teve início na terça-feira (19/10), o Congresso Brasileiro de Agronomia (CBA), em Florianópolis (SC). Em sua 32ª edição, o maior evento da agronomia brasileira reunirá cerca de 600 pessoas, no decorrer dos quatro dias de evento. Para tanto, todas as medidas sanitárias estão sendo adotadas no local.

Na abertura, o presidente da Confederação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil (Confaeab), eng. agr. Kleber Santos, falou do relevante papel do país no cenário mundial e fez uma análise do panorama atual: “O Brasil é mundialmente reconhecido pelo relevante papel no abastecimento de alimentos, fibras e energias renováveis; com capacidade extraordinária para desenvolvimento do agronegócio (inclusive, agricultura familiar). Além da atenção ao mercado interno, o Brasil exporta para cerca de 180 países e alimenta mais de 1,5 bilhão de pessoas. Utiliza 8% da área para produção agrícola e pecuária, sendo que conserva 66% do território nacional. A diversificada matriz agropecuária envolve mais de 400 produtos, com o uso de tecnologias sustentáveis, com geração de emprego e renda”, analisou.

Presidente da Confaeab, Kleber Santos

Kleber ainda falou da inovação no formato do evento, e a oferta de conferências, palestras com temas relevantes, minicursos, mesas-redondas e painéis de debates sobre temas ligados à Agronomia. “Pela primeira vez na história, em função da pandemia, o CBA acontece de forma híbrida. Esta inovação, além de viabilizar a participação de todos no Congresso, permitirá o acesso a toda a programação científica”, anunciou o presidente da Confaeab. O CBA também recebeu o engenheiro agrônomo Alysson Paolinelli, ex-ministro da Agricultura e indicado ao Nobel da Paz 2021, que contou com o apoio formal do Confea.

Nos quatro dias de palestras, com 14 painéis e mais de 40 palestrantes, serão debatidos temas como: “Desafios profissionais no mundo em transformação”; “Exercício e ética profissional no mundo em transformação”; “Infraestrutura e logística no agronegócio”; “Recursos hídricos e conservação do solo”; e “Gênero e intergeracionalidade na atividade profissional”, que, inclusive, contará com a presença da integrante do Programa Mulher do Confea, a conselheira federal eng. agr.  Andrea Brondani da Rocha. O conselheiro federal eng. agr. Daniel Roberto Galafassi também vai participar do painel: "Assistência técnica e políticas públicas", assim como o chefe de gabinete, Luiz Antonio Rossafa.  O evento conta com patrocínio do Confea.

Conselheiros prestigiam ações e atividades

Os conselheiros da Câmara Especializada de Agronomia representaram o Conselho gaúcho no evento. Além da coordenadora Eng. Agr. Denize Frandoloso, também presentes os conselheiros Valmor Christmann, Angelica Henriques, Elisabete Gabrielli, Fernando de Menezes, Marcelino Hoppe, Hilário Thevenet Filho, Dulphe Pinheiro Machado, Leonardo Cera, Paulo Sérgio Rocha, Paulo Ricardo Facchin, José Patrício de Freitas, Talles da Rosa e Alexandre Zillmer.

Confira a programação completa do CBA.