Coordenadora da Ceagro do CREA-RS fala sobre ética profissional no CBA

Teve início na terça-feira (19/10), o Congresso Brasileiro de Agronomia (CBA), em Florianópolis (SC). Em sua 32ª edição, o maior evento da agronomia brasileira reúne cerca de 600 pessoas, no decorrer dos quatro dias de evento. Para tanto, todas as medidas sanitárias estão sendo adotadas no local.

Os conselheiros da Câmara Especializada de Agronomia representaram o Conselho gaúcho no evento. Além da coordenadora Eng. Agr. Denize Frandoloso, também presentes os conselheiros Valmor Christmann, Angelica Henriques, Elisabete Gabrielli, Fernando de Menezes, Marcelino Hoppe, Hilário Thevenet Filho, Dulphe Pinheiro Machado, Leonardo Cera, Paulo Sérgio Rocha, Paulo Ricardo Facchin, José Patrício de Freitas, Talles da Rosa e Alexandre Zillmer.

A Eng. Denize Frandoloso, que também é coordenadora-adjunta nacional das Câmaras Especializadas de todos os regionais, foi uma das painelistas na tarde desta quarta-feira (20), no debate do tema "Exercício e ética profissional no mundo em transformação".  Dividiu o painel com os engenheiros Luiz Antonio Rossafa (DF), José Carlos Paiva Filho (SC) e Marcelo Augusto de Souza Bexiga (MS), tendo como moderador Edelcio Paulo Bonato (SC) e relatora  Isabelle Nami Regis (SC).

Destacando a qualidade da discussão e a grande presença de público, a Engenheira frisou em sua fala a importância das ações voltadas pela ética na profissão da Agronomia. “A ética lida com escolhas, além do que está na lei, muitas vezes seguimos crenças ou questões culturais, mas temos sempre que levar em consideração que nosso trabalho tem impacto direto na vida das pessoas e no meio ambiente”, afirmou a coordenadora. Também destacou os processos que correm na Comissão de Ética do Conselho gaúcho, que são levados à Plenária. “No RS temos um número bem elevado, principalmente por má utilização do Receituário Agronômico.”