Ação intensiva fiscaliza mais de 40 empresas em Santa Rosa

Além das ações rotineiras, o CREA-RS promove ações intensivas em todo o Estado com foco em determinados segmentos, conforme demandas solicitadas por Câmaras e até mesmo detectadas pela Gerência de Fiscalização. Nesta semana, de 18 a 22 de outubro, o Conselho gaúcho promoveu um Plano Intensivo de Fiscalização em 42 empresas de Santa Rosa,

Com a supervisão de Gustavo Vaz, os agentes fiscais Amâncio Renato do Nascimento, Jorge Emilio Vianna Pydd e Marta da Cruz Amaral se juntou ao agente fiscal da Inspetoria do município Kassius Rafael Kolling para visitarem as empresas dos municípios abrangidos pela Inspetoria, com foco na manutenção de máquinas e equipamentos.

Percorrendo quilômetros entre uma empresa e outra, em diversos municípios, a equipe aproveitou para orientar os proprietários sobre a importância da responsabilidade técnica de empresas terceiras nos serviços que exigem dos profissionais a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), documento que forma o acervo de cada profissional e garante à sociedade a certeza de que aquele, que executa o serviço, está legalizado. Só no primeiro dia da ação, os agentes percorreram mais de 200 km visitando empresas em áreas como metalmecânica, artefatos de cimento, frigoríficos, implementos agrícolas.

Lideranças da região falam da importância da fiscalização

Segundo dados divulgados, em 09/09/2021, pelo Departamento de Economia e Estatística (DEE), vinculado à Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), a economia do Rio Grande do Sul registrou alta de 2,5% no segundo trimestre de 2021 em relação ao trimestre anterior.

Os dados do Produto Interno Bruto (PIB) mostram um avanço de 27,7% quando a comparação é feita com o mesmo período do ano passado. Entre os setores que contribuíram para o crescimento foi a indústria, onde o desempenho gaúcho também ficou acima do nacional (+21,2% contra 17,8%), com destaque para o resultado da Indústria de transformação (+24,9%).

Considerando apenas a Indústria de transformação, a alta foi puxada pela fabricação de máquinas e equipamentos (+51%), produtos de metal (+50,1%) e veículos automotores, reboques e carrocerias (+50,1%).

Esses empreendimentos desenvolvem atividades que necessitam de manutenção, que devem ser realizados por profissionais e empresas legalmente habilitadas. Assim, é dever legal do CREA- RS combater o exercício ilegal da profissão efetuando, para tanto, a fiscalização do exercício das profissões da área tecnológica, em conformidade com a lei.