Notícia

CREA-RS fiscaliza obras na ponte do Fandango, em Cachoeira do Sul


Créditos: Arquivo CREA-RS

Nesta quinta (11), o agente fiscal Amauri Antonio Alves visitou as obras na Ponte Fandango, na BR 153, em Cachoeira do Sul, para verificar a responsabilidade técnica do serviço de manutenção emergencial, realizada pela empresa Neovia Infraestrutura Rodoviária Ltda. Na ocasião, o agente fiscal solicitou a ART da atividade, considerando que o trabalho necessita de um profissional habilitado e com registro no CREA-RS.

Fechada a 10 dias após a constatação da deformação de um dos vãos, as obras para a recuperação da estrutura da ponte inaugurada em 1961 ainda não começaram. Foi realizado apenas o escoramento em estrutura de concreto.


O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) deve iniciar as obras de reforço estrutural na próxima semana. Os trabalhos deverão durar 30 dias.

Entenda o caso
No dia 29 de outubro, usuários perceberam rachaduras em uma das estruturas de concreto que dá acesso ao vão principal (metálico) da Ponte do Fandango. Dessa forma, técnicos do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) realizaram, no dia 30 de outubro, uma vistoria mais aprofundada da situação, incluindo o início dos estudos para a solução do problema e elaboração de projeto de recuperação.

O DNIT calcula que as obras de recuperação para solucionar o problema que vem causando as fissuras comecem no dia 16 de novembro. Este trabalho, incluindo o sistema “pare e siga”, devem durar cerca de um mês. Contudo, estes prazos podem sofrer ajustes de acordo com os estudos e o projeto que estão sendo desenvolvidos.

Após a conclusão dos reparos, será feito um novo estudo de carga de capacidade da ponte para liberação completa sobre a travessia. Essa data ainda não foi definida, pois depende da locação de equipamentos. Mais detalhes serão divulgados posteriormente com a conclusão dos estudos.

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: