Presidentes do CREASUL visitam a planta da UCSGraphene

Na tarde desta terça, os presidentes dos Creas da Região Sul, Eng. Ambiental Nanci Walter (CREA-RS), Eng. Civ. Ricardo Rocha de Oliveira (CREA-PR) e Eng. Civ. e Seg. Trab. Kita Xavier (CREA-SC), e o Eng. Amb. Renato Muzzolon JR, gerente da Regional Sul, representando a Presidência do Confea, além de outras lideranças dos três Estados, visitaram a UCSGRAPHENE, a primeira e a maior planta de produção de grafeno em escala industrial da América Latina, instalada dentro de um Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação –TecnoUCS.

Inaugurada em abril de 2020, a UCSGRAPHENE, junto com a empresa parceira Zextec Consultoria Empresarial, desenvolveu um reator de dispersão do grafeno em soluções líquidas e sólidas. O equipamento tem a finalidade de misturar, da forma mais homogênea possível, o grafeno nos materiais em que ele for aplicado, como compósitos, lubrificantes, tintas e solventes, entre outros, garantindo melhor qualidade no produto final.

“Estamos muito honrados com a presença deste grupo, pois os Conselhos profissionais são muito importantes para o nosso trabalho”, afirmou o reitor da UCS, Evaldo Antonio Kuiava, ao dar as boas-vindas ao grupo. Coordenador da UCSGRAPHENE, o professor Dr. Diego Piazza, antes de apresentar a planta, elogiou a visão disruptiva do Prof. Dr. Evaldo Antonio Kuiava, reitor da UCS, somado a expertise da UCS, em mais de 17 anos na área de nanotecnologia, o endosso da Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS) e a identificação e aceite de parceiros, foram alguns dos fatores que culminaram na implementação da UCSGRAPHENE.

Assegurada, segundo ele, por uma equipe multidisciplinar do Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação da UCS (TECNOUCS), pesquisadores e por acordos de cooperação com universidades e centros de pesquisa nacionais e internacionais, e iniciativas privadas, como a ZextecNano, a UCSGRAPHENE destaca-se na realização de pesquisas, projetos, serviços tecnológicos e capacitação técnico-cientifica.

De acordo com o professor Diego, apesar do avanço no desenvolvimento de métodos de produção adequados para metodologias de alta qualidade, sem defeitos, estáveis, de alto rendimento e com boa relação custo-benefício, estas tecnologias permanecem sendo uma tarefa desafiadora, como esfoliação mecânica, esfoliação química, deposição química em fase vapor, oxidação, etc. “A utilização do grafeno e/ou seus derivados para diferentes aplicações, no entanto, depende principalmente de métodos de fabricação em larga escala”, ensina.

Inúmeros foram os desafios vivenciados no decorrer da caminhada para a implementação da UCSGRAPHENE. Mas o coordenador ressalta a certeza de que ainda vão viver outros desafios tecnológicos, assim como estruturais ou culturais. “Desafios estes alinhados com a necessidade do desenvolvimento do mercado no que tange às aplicações do grafeno e/ou seus derivados. A necessidade da consolidação de uma estrutura capaz de atuar na prestação de serviços tecnológicos no âmbito do grafeno e/ou seus derivados ultrapassou os desafios tecnológicos de implementação da referida estrutura, e avançou e continua avançando no que tange o desenvolvimento de um mercado que, em muitas áreas, permanece inexistente”, avalia.

Salienta que não apenas no Brasil, mas no mundo todo, ainda não foram identificadas todas as possibilidades em que essa tecnologia pode ser aplicada. O Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Juliano Rodrigues Gimenez, também falou sobre a importância da ciência, pesquisa e conhecimento técnico e tecnológico rápido para atender o mercado. “Este é o nosso foco, desenvolvimento de produto de mercado para trazer para o Rio Grande do Sul uma nova matriz econômica. Inclusive temos que trazer uma nova discussão junto ao governo sobre as tarifas fiscais”, pontuou.

Depois da apresentação o grupo visitou uma parte da planta. No final, a Eng. Nanci agradeceu a recepção e parabenizou o trabalho da UCSGRAPHENO para a tecnologia e que exige o conhecimento técnico dos profissionais do Sistema Confea/Crea.

O agradecimento foi compartilhado por todos os presidentes dos Creas do Sul.