Programa Intensivo de Fiscalização em Porto Alegre foca a Construção Civil

Segundo o Departamento de Economia e Estatística (DEE), vinculado à Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) a construção gaúcha registrou alta de 2,9% no segundo trimestre de 2021 em relação ao trimestre anterior. O avanço é maior quando a comparação é feita com o mesmo período do ano passado (9,5%). O desempenho positivo do setor foi apresentado durante a divulgação dos números do PIB-RS para o 2º trimestre de 2021.

Obras novas, reformas e infraestrutura urbana necessitam de profissional e empresas legalmente habilitadas. Assim, é dever legal do CREA- RS combater o exercício ilegal da profissão efetuando, para tanto, a fiscalização do exercício das profissões da área tecnológica, em conformidade com a lei.
Dessa forma, de 22 a 26 de novembro, sob a supervisão de Pedro Ost, da Regional II, os agentes fiscais Alceu Dariva Maggi, José Castro Pinto, Fernanda Sfoggia Delavi, Gustavo Brasil Fernandes, Ilson Garim e Silva e Rafael Godinho vão promover uma ação intensiva em obras civis.

O Programa Intensivo de Fiscalização tem por objetivo dar visibilidade às ações de fiscalização do CREA-RS e se caracteriza pelo deslocamento de agentes fiscais de diversas inspetorias para o local alvo da fiscalização.
O objetivo é combater o exercício ilegal e garantir a efetiva participação de profissionais e empresas habilitadas nas áreas de Engenharia, Agronomia e Geologia, buscando a defesa da sociedade, fundamentado na ética, proteção ao meio ambiente e nos aspectos humanos, sociais e econômicos.