CREA-RS passa a integrar Conselho Estadual de Desburocratização e Empreendedorismo

Créditos: Arquivo CREA-RS

Alinhamento de pauta técnica do Programa Cresce RS motivou o encontro, na tarde desta quinta, entre o secretário de Claudio Gastal, a presidente do CREA-RS, Eng. Amb. Nanci Walter, e o diretor do Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional da Assembleia, Eduardo Krause, na tarde desta quinta, na sede da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) do Governo RS.     .

O CREA-RS  participará da primeira reunião do Programa Cresce RS, que ocorrerá na primeira quinzena de dezembro, na condição de signatário. Foram avaliados os projetos em andamento no Programa e onde efetivamente o Conselho poderá contribuir, com destaque para aqueles que integram os eixos da desburocratização e infraestrutura.

Aproveitando a oportunidade, Claudio Gastal considerou muito positiva esta aproximação do Conselho com os órgãos públicos, destacando algumas ações que estão sendo desenvolvidas pelo Governo do Estado, entre elas a contratação emergencial de mais de 250 profissionais para a elaboração de PPCIs dos prédios públicos do Estado. “O intercâmbio de informações técnicas com o CREA-RS poderá contribuir muito para agilizar nossos processos de contratação de obras de infraestrutura”, ressaltou o secretário formalizando o convite para que o CREA-RS passe a integrar do Conselho Estadual de Desburocratização e Empreendedorismo (Cede).

Gustavo Krause participa da reunião representando o Programa Cresce-RS

A Eng. Nanci Walter expôs que o CREA-RS implementou, de forma inédita, no primeiro semestre deste ano, o Sistema de Governança, motivo pelo qual formalizou ao secretário o pedido para cedência de uso da plataforma do Sistema de Monitoramento Estratégico utilizado pelo Governo do Estado. Ao utilizar essa ferramenta o Conselho inovará no monitoramento constante de seus projetos, metas e indicadores, ressaltou a presidente. Este sistema foi desenvolvido pela PROCERGS em parceria com a Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) e dá suporte a toda ação de planejamento no âmbito do Estado. Segundo Gastal,  em havendo viabilidade técnica, será estudada essa parceria.

Também acompanharam a reunião a diretora da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão, Clarissa França, e a gerente de Gestão do CREA-RS, Denise Russo.

Cresce RS
O Cresce RS é uma iniciativa da Assembleia Legislativa, com o apoio do Executivo e de uma série de órgãos gaúchos. Instituído na Casa pela Resolução de Mesa nº 3.224/2021, e tem por objetivo propor ações para destravar os investimentos necessários ao crescimento do Rio Grande do Sul, acelerando processos de desenvolvimento e geração de emprego e renda. É composto por três eixos: Infraestrutura e Logística, Desburocratização e Fomento dos Bancos Públicos.  Saiba mais da adesão do CREA-RS ao Programa Cresce RS

CEDE
Coordenado pela SPGG em parceria com o Sebrae RS, o Cede é um conselho paritário, com 14 membros, metade representando o poder público e a outra metade a iniciativa privada. As ações de desburocratização do Conselho fazem parte do escopo do projeto DescomplicaRS, que tem como objetivo facilitar a vida de quem pretende empreender, gerar emprego e desenvolvimento, além de apresentar serviços mais ágeis à população, promovendo ações que buscam minimizar a burocracia da máquina pública.