Notícia

Definições sobre eventos, homenagens e reuniões marcam plenária


Créditos: Marck Castro/Confea

Com trabalhos coordenados pelo eng. civ. João Carlos Pimenta, vice-presidente no exercício do cargo de presidente, a sessão plenária 1.586, do Confea, abordou, nesta sexta (19/11), temas como a Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), o Congresso Nacional de Profissionais (CNP) e o Encontro de Líderes. A definição do calendário de reuniões, data para envio de homenagens do Mérito e ainda a prestação de contas da Mútua também marcaram a sessão.

A Comissão de Articulação Institucional do Sistema (Cais) aprovou o tema central da 77ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), a ser realizada de 3 a 6 de outubro de 2022, em Goiânia. O tema definido por meio de proposta da Comissão Organizadora Nacional da Soea (CON), com base no qual a CON estruturará toda a programação do evento, é: “Tecnologia, Sustentabilidade e Responsabilidade Social para o Desenvolvimento Nacional”. 

Na mesma ocasião, foi definido o período de 6 a 8 de outubro para a realização do 11º Congresso Nacional de Profissionais – CNP. O evento será iniciado ao encerramento da 77ª Soea.

A Cais também aprovou a proposta de realização do 10º Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea, de 15 a 17 de fevereiro de 2022, em Brasília. O Encontro reunirá representantes do Colégio de Entidades do Sistema (Cden), do Colégio de Presidentes (CP), do plenário do Confea e das coordenadorias de câmaras especializadas, a fim de estudar e estabelecer providências que assegurem ou aperfeiçoem a aplicação da Lei 5.194/1966.

Vice-presidente no exercício da presidência do Confea, eng. civ. João Carlos Pimenta comandou a plenária
Vice-presidente no exercício da presidência do Confea, eng. civ. João Carlos Pimenta  comandou a plenária

Homenagens
Já a Comissão do Mérito aprovou a data de 2 de junho do próximo ano para o encaminhamento das indicações de profissionais e instituições a serem homenageados pelo Sistema com a Medalha do Mérito, menção honrosa e inscrição no Livro do Mérito, durante a 77ª Soea.

Outra proposta relatada pelo conselheiro federal eng. eletric. Jorge Bitencourt e também aprovada pelo plenário se refere ao agraciamento de diploma de menção honrosa aos deputados federais Rogério Correia (PT-MG) e Ricardo Izar (PP-SP) pelas relevantes contribuições legislativas prestadas ao Sistema.

Calendários
A conselheira federal eng. mec. Michele Ramos conduziu a aprovação de proposta do Conselho Diretor, referente aos calendários das sessões plenárias ordinárias, das reuniões do Comitê de Avaliação e Articulação - CAA e das reuniões ordinárias do Conselho Diretor e das Comissões Permanentes, para o exercício 2022. 

Mútua
O relatório de atividades e a prestação de contas da Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea –, abriram os trabalhos da sessão plenária 1.586 e foram apresentados na manhã, pelo eng. agr. Francisco de Almeida, presidente que encabeça a diretoria. Os debates que se seguiram giraram em torno das adequações de custeio, investimentos, aumento de associados – profissionais e empresas –, eficiência, redução de burocracia, realização de convênios, dinamização da comunicação com a sociedade, além da revisão de estatuto e regulamento da caixa de assistência.  

Maria Helena de Carvalho e Henrique Nunes
Equipe de Comunicação do Confea

 

Outras Notícias

NOTÍCIAS

Imagem de exemplo

Em 2025, Soea será em Vitória (ES)

Imagem de exemplo

Deputado Leônidas convoca Sistema para subsidiar parlamento

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: