Câmara Especializada de Engenharia de Segurança do Trabalho em reunião ampliada

Conselheiros da Câmara Especializada de Engenharia de Segurança do Trabalho do CREA-RS estiveram entre os dias 11, 12 e 13 de julho, em reunião ampliada em Santana do Livramento, visando, entre outras atividades, julgar os processos administrativos acumulados. As atividades foram realizadas no Hotel Portal, na Avenida Tamandaré e contou com a participação dos quatro conselheiros: Alfredo Reinick Somorovsky, coordenador da Câmara; Nelson Agostinho Burille, coordenador adjunto; Helecio de Almeida e Irani Silva, engenheiros de segurança. O evento é inédito em Livramento, tendo em vista que a Câmara Especializada foi criada recentemente e vem estabelecendo duas reuniões ordinárias e mais duas extraordinárias, as quais são realizadas pelo interior do Estado, no sentido de promover a integração com as inspetorias de cada cidade.
O coordenador adjunto da Câmara, Nelson Bulille, destacou que as reuniões são necessárias, pois a Câmara estabelece procedimentos para que a fiscalização possa exercer seus trabalhos e também julga processos. “O CREA é o único conselho que tem uma Câmara elencada com a função de engenharia de segurança. Ele estabelece procedimentos para fiscalização de 42 inspetorias, sendo uma em Livramento e padronizando as ações”, destacou.
Os conselheiros, acompanhados de uma assessora técnica, Denise Rocha, da ARES, e Juliana Ritt, assessora da Câmara, realizaram uma visita técnica ao Parque Eólico da cidade. Atualmente o parque está em obras, com ampliação e instalação de novos aerogeradores para instalação da segunda fase. O material resultante, posteriormente, será publicado em um artigo na revista do conselho. “Além das reuniões, a Câmara promove visitas técnicas em investimentos relevantes, como a Usina Eólica, que pela sua dimensão tem índice zero de acidentes fatais. Isso chama bastante a atenção, no sentido positivo, pois com certeza é um local que exige muito dos engenheiros”, completou Burille.
    Principais assuntos discutidos e/ou deliberados na reunião:
•    Relato, análise e julgamento de processos.
•    Revisão das atividades técnicas para preenchimento de ART’s na área de Engenharia de Segurança do Trabalho.
•    Atribuições dos profissionais referentes ao PPCI – Plano de Prevenção Contra Incêndio (definição das atividades para as quais os engenheiros de segurança do trabalho possuem atribuição).
•    Confecção de relatórios de fiscalização para os agentes de fiscalização do Crea-RS.

(Com informações do Jornal A Plateia)