CREA-RS inicia Operação Verão em parques do Rio Grande do Sul

Fiscalização visa segurança da sociedade. Créditos: Arquivo CREA-RS

O verão é o período em que tais locais aumentam consideravelmente a sua população, em virtude das altas temperaturas. Esses são empreendimentos que possuem atividades que necessitam de manutenção técnica para a segurança dos trabalhadores e visitantes.

As manutenções e inspeções nos brinquedos e equipamentos necessitam de acompanhamento de profissional e empresa legalmente habilitados.

CREA-RS promove ação estadual de fiscalização de balneários, clubes sociais, parques aquáticos, parques de aventura e eventos efêmeros

Em prol da sociedade e respaldando os empreendimentos que atuam de forma responsável e de acordo com os preceitos da lei, entre os dias 24 de novembro de 2021 e 14 de fevereiro de 2022, agentes fiscais e supervisores do CREA-RS promovem ação estadual de fiscalização de balneários, clubes sociais, parques aquáticos, parques de aventura e eventos efêmeros para combater o exercício ilegal e garantir a efetiva participação de profissionais e empresas habilitadas nos serviços técnicos executados nos locais.

A fiscalização do CREA-RS visa orientar os proprietários sobre a importância da  contratação de profissionais e empresas habilitados

Nesta quarta-feira (25), uma equipe de fiscais esteve em parques de aventura localizados em Bento Gonçalves, na serra gaúcha. Foram visitados o Caminho de Aventura Parque, o Parque Casa na Árvore e o Gasper Parque de Aventuras. Neste último, o empresário Fabiano Sperotto, diretor do local, recebeu a equipe e explicou o funcionamento do empreendimento nos quesitos de segurança.

Agente fiscal Homero Lopes verifica a documentação do parque

”Temos, além do laudo inicial do nosso engenheiro, a manutenção periódica de todos os equipamentos realizada pelos nossos técnicos, com acompanhamento dos engenheiros, e atenção especial na revisão das atividades onde se exercem maiores carga sob os equipamentos, como a tirolesa, o bungee jump, que tem seus cabos sofrendo, além da ação do tempo, das forças constantes no seu uso”, detalhou.

Empreendimentos que possuem atividades que necessitam de manutenção técnica

Destacou, ainda, a importância da fiscalização do CREA-RS. “Para nós é essencial, pois o Conselho tem essa expertise de análise, e essa ação em todos os parques temáticos e de diversão no estado vai trazer maior segurança nos empreendimentos e aos empresários, responsáveis pelos locais, que também se sentem mais seguros em saber que estão cumprindo todas as normas de segurança, garantindo o bem-estar do público e demais envolvidos. ”

A fiscalização nos parques foi realizada pela chefe de Núcleo Operacional, Alessandra Borges, e o agente fiscal Homero Lopes.