Abemec-RS discutirá normas e legislação de elevadores em Seminário Técnico

A ABEMEC-RS e a Câmara Especializada de Engenharia Industrial do CREA-RS realizam o 2º Seminário Técnico “Elevadores e Escadas Rolantes – Normas e Legislação”. O evento conta com o apoio do CREA-RS – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do RS e FENEMI – Federação Nacional da Engenharia Mecânica e Industrial.
Em novembro de 2012, foi realizado o 1º Seminário Técnico de Elevadores e Escadas Rolantes e a iniciativa deste segundo objetiva a continuidade dos debates e proposições, visando apresentarmos uma proposta para aprimoramento da legislação municipal quanto à instalação, funcionamento, utilização, manutenção e emissão de laudo de inspeção periódica de equipamentos de transporte vertical (elevadores, escada e esteira rolantes, plataforma de acessibilidade, elevador de carga), assim como obrigatoriedade de avisos e informações aos usuários.
Objetivos: • Propor o aprimoramento da legislação, com vistas à preservação da segurança dos usuários, estabelecendo critérios para projeto, instalação, funcionamento, utilização, manutenção e inspeção desses equipamentos. O aprimoramento da legislação também objetiva atender aos requisitos de acessibilidade predial, inerente aos equipamentos mecânicos do tipo elevadores e plataformas. • Divulgar, esclarecer e debater a aplicação das normas técnicas e da legislação. • Integrar a atuação do profissional com o poder público e com a sociedade.

13h30 Credenciamento
14h Abertura
14h30 – 15h15 Palestra Fabricante de Escadas Rolantes
Norma Técnica para Escadas Rolantes – ABNT NM-195 e Riscos existentes em escadas rolantes – antigas e novas
Palestrante: Representante da empresa ThyssenKrupp Elevadores
15h30 – 16h15 Palestra Legislação e Fiscalização Municipal do Rio de Janeiro
Palestrante: Representante da GEM – RIOLUZ - Prefeitura Municipal do RJ
16h30 Intervalo
17h – Proposta de Legislação para Elevadores e Escadas Rolantes
Palestrante: Eng. Luciano Grando – Presidente da ABEMEC
Proposta de Anteprojeto de Lei: Fiscalização, Projeto equipamentos - especificações, Instalação equipamentos - alvará, Manutenção equipamentos - alvará, Inspeção anual (RIA), Avisos e orientações aos usuários
18h  – Encerramento - Entrega da Proposta para aprimoramento da Legislação

Informações e inscrições gratuitas e limitadas pelo site www.abemec-rs.org.br , e-mail abemec-rs@abemec-rs.org.br , fone (51)3212.55.87 ou diretamente na sede da ABEMEC-RS (Av. Otávio Rocha nº 22, 8º andar – Porto Alegre/RS).