Notícia

Coordenadores de Câmaras de Engenharia Química se reúnem em Vitória (ES)


Créditos: Arquivo CREA-RS

Iniciou em 30 de novembro, em Vitória (ES), a 4ª reunião nacional dos coordenadores regionais das Câmaras Especializadas de Engenharia Química (CCEEQ) com os trabalhos sendo coordenados pelos eng. químicos Marino José Greco (Crea-RS),titular, e Ricardo de Gouveia (Crea-SP) , adjunto.

Presente à reunião, o conselheiro federal, eng. eletric.eletron., Genilson Pavão, que integra  as comissões de Articulação Institucional (Cais), e Eleitoral Federal(CEF), defendeu a maior participação dos engenheiros químicos nos plenários regionais e federal, concordando com as opiniões dos coordenadores. 

Afirmando que acredita em mudança, Genilson lembrou das propostas encaminhadas para substitutivo ao Projeto de Lei 1.024/2020, do Poder Executivo, que tem como relator Rogério Correia (PT-MG)  , e que altera a lei 5.194, de 1966 – que regulamenta o exercício profissional dos registrados no Sistema Confea/Crea.

- Fizemos a maior inclusão que o Sistema já teve propondo substitutivo que altera a 5194/66. Propusemos um representante de cada estado no plenário federal, e que 10% da arrecadação gerada pela Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) sejam destinados às entidades de classe, a criação do Crea Júnior e que 20% dos plenários regionais sejam compostos por representantes de Instituições de Ensino Superior (IES). Deus nos ajude na aprovação. Finalizou. 

Coordenadores na reunião em Vitória (ES)

Também presente, Renato Muzzolon, Engenheiro Ambiental e de Segurança do Trabalho, que gerencia o Relacionamento Institucional do Confea (GRI).  

Com11 itens na pauta ordinária, mais cinco na extra pauta, a CCEEQ estará reunida aé a 4ª feira, 01/12. Em pauta, temas como Educação a Distância (EAD), análise curriculares sob a ótica das Novas Diretrizes Curriculares de Engenharia, e levantamento do funcionamento das câmaras especializadas regionais no decorrer da pandemia Covid-19.

Último dia

Encerrando a 4ª Reunião Ordinária da Coordenadoria das Câmaras Especializadas de Engenharia Química do Sistema Confea/Crea e Mútua realizado em Vitória/ES. Três dias de intenso trabalho para cumprir uma extensa pauta. Resultaram do encontro cinco propostas com encaminhamento à Comissão de Ética e Exercício Profissional - CEEQ do Confea, ressaltando a que trata de Termo de Cooperação Técnica com o MPT a nível nacional, considerando o existente no Rio Grande do Sul. A proposta visa intensificar a fiscalização do exercício e das atividades profissionais não apenas da Engenharia Química, mas de uma forma integrada com todas as demais profissões que compõem o Sistema. 

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: