CREA-RS quer firmar Termo de Cooperação com Banco do Brasil

Da esq. para dir.: Engenheiros Márcio, Luiz, João Paulo, Paulo Deni e Gustavo. Créditos: Arquivo CREA-RS

Na manhã desta sexta-feira (19), o 1º vice-presidente do CREA-RS, Eng. Mec. e de Seg. do Trabalho Paulo Deni Farias, acompanhado do coordenador adjunto da Câmara Especializada de Agronomia, Eng. Agr. Luiz Pedro Trevisan; do analista de processos da Câmara de Agronomia, Eng. Agr. Márcio Amaral Schneider; e do presidente da Sociedade de Agronomia do Rio Grande do Sul (Sargs), Eng. Agr. Gustavo Lange, esteve reunido com o Eng. Agr. João Paulo Comerlato, gerente de Mercado do Agronegócio do Banco do Brasil.
O objetivo do encontro foi a formalização de um pedido pelo CREA-RS ao Banco do Brasil para que seja firmado um termo de cooperação que possibilite o fornecimento de dados e informações necessárias para subsidiar a fiscalização do Conselho.
Pela Lei nº 6.496, de 1977, toda obra ou serviço técnico elaborado pelos profissionais do Sistema deve ser registrado através de uma Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), incluindo, entre outros, os Laudos Periciais e Projetos de Crédito Rural. Os dados que o CREA necessita são o nome da pessoa jurídica ou do profissional que elaborou os Projetos de Crédito ou Laudos de Proagro e o número de Projetos/Laudos entregues no banco, em determinado período. A posse dessas informações não fere ao sigilo bancário e ainda viabiliza a fiscalização do Conselho sobre a emissão da ART. O Eng. Comerlato passará a proposta do Conselho à diretoria da instituição e acredita que seja possível firmar este termo.