Notícia

De forma inédita, CREA-RS reúne as principais lideranças do RS em um mesmo evento


Créditos: Arquivo CREA-RS

No primeiro dia, as atividades transcorreram em um mesmo ambiente, no Dall'Onder Grande Hotel, em Bento Gonçalves, reunindo 61 participantes das Entidades de Classe e 52 representantes das Inspetorias,

Liderada pela Eng. Ambiental Nanci Walter, presidente do CREA-RS, que tomou posse no início deste ano, a mesa de abertura contou com Eng. Agrônoma Andrea Brondani da Rocha, conselheira federal do Confea, neste ato representando o presidente do Confea, Eng. Civil Joel Kruger; o Eng. Civ. Jorge Köche, coordenador estadual do CDER-RS; o Eng. Mec. e de Seg. Trab. Marcos Kercher, coordenador das Inspetorias do CREA-RS; o geólogo e eng. seg. trab. Pablo Souto Palma, diretor-geral da Mútua-RS, neste ato representando o diretor-presidente da Mútua, Eng. Agr. Francisco Almeida; o eng. agr. Luiz Antonio Rossafa, chefe de gabinete do Confea; o Eng. Civil Hiratan Pinheiro da Silva, superintendente regional do DNIT no Rio Grande do Sul; o Eng. Eletric. e Seg. Trab. Luiz Fernando Carvalho da Silva, coordenador da Regional Serra do CDER-RS; o Eng. Agr. Elton Junior Rabelo de Souza, representante da Zonal Serra; e o Engenheiro Mec. e Seg. Trab. Rogério Dupont, inspetor-chefe da Inspetoria de Bento Gonçalves.

Ao abrir a sua fala, a presidente do CREA-RS, Eng. Ambiental Nanci Walter, ressaltou que o evento é muito importante para ela, pois também veio da base do Sistema, quando foi coordenadora das Inspetorias por dois mandados. “Citando todos os presentes à mesa, faço a referência que conheço cada um dos participantes, sei das regiões que vieram, e que para mim é uma satisfação encontrá-los aqui hoje, como presidente. O elogio que mais gosto de ouvir é que, mesmo ocupando outras funções, o nosso compromisso só aumenta, pois continuamos com o mesmo propósito.  Estive como inspetora, coordenadora e estou na presidência com a mesma motivação: uma crítica ao Sistema. Não podemos esquecer do que criticávamos do lado de lá para que, quando aqui, buscarmos mudar. Tenho responsabilidades como gestora, mas não posso esquecer a Nanci engenheira. Vamos trocar experiência, buscar melhorias e ter um CREA-RS que nos orgulhe”, destacou.

Representante dos profissionais gaúchos no Plenário do Confea, a Eng. Agr. Andrea Brondani falou da força dos profissionais do Sistema “que não deixaram a sociedade desassistida” durante a pandemia. Também agradeceu aos votos que a elegeram como conselheira federal. “Tenho muito orgulho de ser gaúcha e de representar os profissionais em Brasília. O Confea está de portas abertas para o povo gaúcho”, afirmou.

Representando a Mútua-RS, o Geól. Pablo Souto Palma, destacou o prazer de compor a mesa. “Estamos à disposição de todos, com nosso estande e queremos, junto a vocês, construir uma Mútua que atenda às demandas de todos os profissionais”, apontou.

O coordenador das Inspetorias do CREA-RS, Eng. Mec. e Seg. Trab. Marcos Antonio Kercher desejou um excelente evento a todos. “Serão dois dias para trabalharmos muito, discutirmos, debatermos e, como muitos esperam, revermos nossas ações em prol de melhorias”, afirmou, lembrando do apoio nos dois anos à frente da Coordenadoria do seu adjunto, Eng. Civil Milton Pedrollo.

Na sequência, o coordenador do Colégio de Entidades Regionais do RS (CDER-RS), Eng. Civil Jorge Luiz Köche, fez o uso da palavra. “Espero que todos possam aproveitar o momento. E, como o nome do evento diz, somos líderes. Líderes que doam seu tempo de trabalho e família e se dedicam às nossas profissões, às nossas entidades ao Sistema como um todo. Vamos aproveitar estas horas juntos, para trocarmos experiência e aprendermos uns com os outros.”

 Leitura dos regulamentos

Na sequência foram apresentados o Regulamento Interno do 20º EESEC e a leitura do Regulamento do 36º Seminário das Inspetorias, sendo aprovados pelos presentes.

Gestão 2021/2023

Em sua primeira gestão, a eng. amb. Nanci Walter apresentou um relatório de gestão, abordando ações de fiscalização, ARTs, anuidades, situação financeira. Ressaltou que ainda está trabalhando para colocar o CREA-RS em ordem. “Fizemos um pregão para a contratação da internet em todas as Inspetorias. Também se encontram em reformas as Inspetorias de Taquara, Santa Rosa e Erechim”, explicou.

Citou ainda a agenda parlamentar em Brasília, que contribuiu para derrubar leis que poderiam prejudicar as atividades dos profissionais da Engenharia, Agronomia e Geociência. "O CREA-RS manteve uma comitiva atuante e sem precedentes em ação parlamentar em Brasília, principalmente com os deputados e senadores do Rio Grande do Sul, mostrando a força do Sistema Confea/Crea e Mútua para a valorização do exercício profissional regulamentado, inclusive em parceria com demais regionais", ressaltou.  

"É importante a representatividade do Conselho junto aos órgãos públicos, já que traz pertencimento à rede pública, pois já colhemos os louros das nossas agendas parlamentares, com as visitas à Assembleia Legislativa, à Secretaria Estadual de Obras, ao vice-governador do Rio Grande do Sul", complementou.

Citou ainda a criação do CREAJr, cujo programa foi aprovado pelo Plenário do CREA-RS. "Estamos fazendo um estudo, para encontrar o melhor formato, que deverá ser o CREA Jovem". Aproveitou neste momento para convidar o estudante de engenharia agronômica Gabriel da Silva Machado, de Bento Gonçalves, para fazer parte da Comissão de Estudo.


Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: