Notícia

Sistema mantém valores de anuidades e taxas sem reajuste


Créditos: Arquivo CREA-RS

Pelo segundo ano consecutivo, o Sistema Confea/Crea manterá os valores das anuidades e taxas para 2022, sem reajuste. Essa medida, que leva em consideração o atual cenário econômico impactado pela pandemia de Covid-19, objetiva incentivar a retomada do desenvolvimento no País pelas áreas da Engenharia, Agronomia e Geociências.

Além de manter os valores, as anuidades para pessoa física e jurídica terão 10% de desconto se forem pagas integralmente até dia 31 de janeiro de 2022 e, se pagas até 28 de fevereiro de 2022, terão 5% de desconto. Após essa data e até 31 de março o valor é integral, sem desconto, com possibilidade de parcelamento em até seis vezes.

Já o número de faixas na tabela de valor de contrato aplicado à ART de obra ou serviço terá uma novidade. Foi feita uma diminuição de três para duas faixas, mantidos os valores de R$ 88,78 e R$ 233,94, de acordo com as especificidades.

A receita proveniente das anuidades, taxas e ARTs é utilizada pelo CREA-RS para investir em ações de fiscalização que asseguram o exercício legal das profissões da Engenharia, Agronomia e Geociências, resguardando o profissional ético e inibinido as práticas ilegais no mercado de trabalho.

Você sabia que também são concedidos descontos especiais? Confira quais são a seguir:

Recém-formados

Será concedido 90% de desconto, na primeira anuidade, desde que solicitado em até 180 dias, após a data da conclusão de curso, concedido automaticamente pelo sistema.

Sênior

Será concedido 90% de desconto ao profissional, quite com a anuidade do exercício anterior, que se enquadre nas seguintes condições:

Masculino:  35 anos de registro ativo no Sistema, ininterrupto ou não, completados até o dia 31/12 do exercício anterior (caso tenha período(s) de interrupção/cancelamento, esse tempo será descontado); completar 65 anos de idade até o dia 31/12 do exercício anterior.

Feminino:  30 anos de registro ativo no Sistema, ininterrupto ou não, completados até o dia 31/12 do exercício anterior (caso tenha período(s) de interrupção/cancelamento, esse tempo será descontado); completar 60 anos de idade até o dia 31/12 do exercício anterior.

Incapacidade por motivo de doença grave

Terá direito ao desconto de 90% o profissional em dia com as anuidades dos exercício anteriores, que comprovar documentalmente (apresentar laudo médico atualizado) que é portador de doença grave, que resulte em incapacitação para o exercício profissional.

Proprietário de Firma Individual

O profissional terá 90% de desconto, quite com a anuidade do exercício anterior, desde que a empresa esteja registrada e quite com o CREA-RS. Após o pagamento da anuidade da empresa, o profissional poderá requerer o desconto em formulário específico.

PJ - Firma que possuir filial, agência, sucursal, escritório de representação em circunscrição

A anuidade da pessoa jurídica que possuir filial, agência, sucursal, escritório de representação em circunscrição diferente daquela onde se localiza sua matriz corresponderá à metade do valor previsto para a matriz, desde que não possua capital social destacado. No caso de a pessoa jurídica possuir capital social destacado, a anuidade corresponderá ao valor integral relativo a esse capital.

Tabela de Anuidades, Taxas e Valores de ART 2022

Em caso de dúvida, consulte nossos canais de atendimento pelo whats 51 3320.2122 , e-mail financeiro@crea-rs.org.br ou fones 51 3320.2122 e 51 3320.2124.
 
Legislação

A cobrança de anuidade está prevista na Lei 5.194/1966, onde se lê no artigo 63 que “os profissionais e pessoas jurídicas registradas de conformidade com o que preceitua a presente Lei são obrigados ao pagamento de uma anuidade ao Conselho Regional cuja jurisdição pertencerem”.

Outras Notícias

NOTÍCIAS

Imagem de exemplo

Em 2025, Soea será em Vitória (ES)

Imagem de exemplo

Deputado Leônidas convoca Sistema para subsidiar parlamento

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: