Reunião nesta sexta-feira trata de ações de equidade de gênero

Eng. Nanci Walter, presidente do CREA-RS, se reuniu no modo remoto. Créditos: Arquivo CREA-RS

il

Anualmente em fevereiro o Confea realiza o Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea, momento em que todos os fóruns consultivos se reúnem e definem as metas para o ano. Em 2022, o Encontro será realizado entre os dias 15 e 17, quando o Comitê Gestor do Programa Mulher do Confea planeja reunir as coordenadoras de todos os Programas Mulher dos Creas.

"A ideia é que tenhamos todas as coordenadoras regionais, para que possamos fazer um trabalho de alinhamento", comentou a conselheira federal eng. mec. Michele Costa Ramos, integrante do Comitê, presente à reunião. A agenda do Programa Mulher durante o Encontro de Líderes foi pauta de reunião do Comitê Gestor realizada nesta sexta-feira (14/1).

Outras propostas para o Encontro de Líderes é a apresentação de experiências de sucesso de Programas Mulher de cinco Creas e de uma entidade nacional, e a realização de palestras sobre liderança feminina com áreas diversas da Engenharia. "É muito positivo que tragamos mulheres de outros setores, para termos outra visão. Com essas falas poderemos aprimorar o trabalho do Programa", pontuou a eng. civ. Flávia Roxin, representante das Coordenadorias de Câmaras Especializadas no Comitê Gestor.

Vice-presidente do Confea, eng. civ. João Carlos Pimenta

“Este Comitê tem feito um trabalho muito importante e a gente vai dar força para que fique cada vez mais profícuo, com palestras e atividades”, comentou o vice-presidente do Confea eng. civ. João Carlos Pimenta, que, na reunião representou o presidente do Conselho, eng. civ. Joel Krüger, que se encontra de férias.

8 de março
Os preparativos para o Dia Internacional da Mulher (8/3) foram tratados pelo grupo à tarde. A previsão é homenagear líderes femininas da Engenharia, Agronomia e Geociências, de modo a sensibilizar o público das redes sociais em relação ao tema equidade de gênero. A iniciativa atende à Decisão Plenária nº PL-0745, baseada em proposta do Colégio de Entidades Nacionais (Cden).

Divulgação
A nova versão da Cartilha do Programa Mulher também foi discutida. “A proposta é publicar um compêndio de informações com foco mais específico nas políticas voltadas para as profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua”, explicou a eng. quím. Simone Baía, assessora da Presidência do Conselho Federal. Alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), a publicação irá salientar a ampliação da participação feminina como protagonista em todas as esferas do Sistema e ressaltar políticas de afirmativas para essas mulheres.

Entre as novidades, a publicação trará capítulos dedicados a biografias das profissionais pioneiras na Engenharia, Agronomia e Geociências e no ramo da agricultura. Também serão divulgados o mapeamento de representantes femininas no Sistema dos anos 2020 e 2021, e a listagem das associações que reúnem mulheres.

Ainda durante a reunião, o comitê analisou e aprovou o relatório de atividades de 2021. O documento apresenta ações institucionais, plano de trabalho, histórico de reuniões e fundamentação legal. A versão deliberada será remetida ao Conselho Diretor do Confea para comprovação das atividades desenvolvidas.

Além de Michele, Flávia, Simone e Pimenta, participaram da reunião os integrantes do Comitê eng. amb. Nanci Walter, presidente do Crea-RS, eng. agric. Gizele Gadotti, presidente da Associação Brasileira dos Engenheiros Agrícolas e representante do Cden, e eng. amb. Renato Muzzolon Jr., gerente de Relacionamentos Institucionais do Confea. Participou também, na condição de convidada, a eng. civ. Karen Daniela Miranda, representante da Mútua.

Confea