Notícia

Reunião nesta sexta-feira trata de ações de equidade de gênero


Eng. Nanci Walter, presidente do CREA-RS, se reuniu no modo remoto. Créditos: Arquivo CREA-RS

il

Anualmente em fevereiro o Confea realiza o Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea, momento em que todos os fóruns consultivos se reúnem e definem as metas para o ano. Em 2022, o Encontro será realizado entre os dias 15 e 17, quando o Comitê Gestor do Programa Mulher do Confea planeja reunir as coordenadoras de todos os Programas Mulher dos Creas. 

"A ideia é que tenhamos todas as coordenadoras regionais, para que possamos fazer um trabalho de alinhamento", comentou a conselheira federal eng. mec. Michele Costa Ramos, integrante do Comitê, presente à reunião. A agenda do Programa Mulher durante o Encontro de Líderes foi pauta de reunião do Comitê Gestor realizada nesta sexta-feira (14/1).

Outras propostas para o Encontro de Líderes é a apresentação de experiências de sucesso de Programas Mulher de cinco Creas e de uma entidade nacional, e a realização de palestras sobre liderança feminina com áreas diversas da Engenharia. "É muito positivo que tragamos mulheres de outros setores, para termos outra visão. Com essas falas poderemos aprimorar o trabalho do Programa", pontuou a eng. civ. Flávia Roxin, representante das Coordenadorias de Câmaras Especializadas no Comitê Gestor.

Vice-presidente do Confea, eng. civ. João Carlos Pimenta

“Este Comitê tem feito um trabalho muito importante e a gente vai dar força para que fique cada vez mais profícuo, com palestras e atividades”, comentou o vice-presidente do Confea eng. civ. João Carlos Pimenta, que, na reunião representou o presidente do Conselho, eng. civ. Joel Krüger, que se encontra de férias.

8 de março
Os preparativos para o Dia Internacional da Mulher (8/3) foram tratados pelo grupo à tarde. A previsão é homenagear líderes femininas da Engenharia, Agronomia e Geociências, de modo a sensibilizar o público das redes sociais em relação ao tema equidade de gênero. A iniciativa atende à Decisão Plenária nº PL-0745, baseada em proposta do Colégio de Entidades Nacionais (Cden).  

Divulgação
A nova versão da Cartilha do Programa Mulher também foi discutida. “A proposta é publicar um compêndio de informações com foco mais específico nas políticas voltadas para as profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua”, explicou a eng. quím. Simone Baía, assessora da Presidência do Conselho Federal. Alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), a publicação irá salientar a ampliação da participação feminina como protagonista em todas as esferas do Sistema e ressaltar políticas de afirmativas para essas mulheres.

Entre as novidades, a publicação trará capítulos dedicados a biografias das profissionais pioneiras na Engenharia, Agronomia e Geociências e no ramo da agricultura. Também serão divulgados o mapeamento de representantes femininas no Sistema dos anos 2020 e 2021, e a listagem das associações que reúnem mulheres.

Ainda durante a reunião, o comitê analisou e aprovou o relatório de atividades de 2021. O documento apresenta ações institucionais, plano de trabalho, histórico de reuniões e fundamentação legal. A versão deliberada será remetida ao Conselho Diretor do Confea para comprovação das atividades desenvolvidas.

Além de Michele, Flávia, Simone e Pimenta, participaram da reunião os integrantes do Comitê eng. amb. Nanci Walter, presidente do Crea-RS, eng. agric. Gizele Gadotti, presidente da Associação Brasileira dos Engenheiros Agrícolas e representante do Cden, e eng. amb. Renato Muzzolon Jr., gerente de Relacionamentos Institucionais do Confea. Participou também, na condição de convidada, a eng. civ. Karen Daniela Miranda, representante da Mútua.

Confea

Outras Notícias

NOTÍCIAS

Imagem de exemplo

Em 2025, Soea será em Vitória (ES)

Imagem de exemplo

Deputado Leônidas convoca Sistema para subsidiar parlamento

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: