Reunião do CDER-RS discute a Deliberação da CONP nº 212/2021 e propõe grupo de trabalho

Na quarta (9), o Colégio de Entidades Regionais do Rio Grande do Sul (CDER-RS) reuniu, em formato virtual, presidentes das entidades e coordenadores regionais do Estado.

Sob a coordenação do Eng. Civil Leo Azeredo, coordenador do CDER-RS, e o adjunto, Eng. Civ. e Seg. Trab. Alex Gobbato, o encontrou contou com a presença, também, da conselheira federal Eng. Agr. Andrea Brondani da Rocha, e do diretor-geral da Mútua-RS, Geólogo e Eng. de Seg. Trab. Pablo Souto Palma.

Conselheira federal pelo RS, Eng. Agrônma Andrea Brondani da Rocha

Além das principais questões referentes às entidades de classe, oFórum de discussão visou a formação do GT do CDER-RS e discussão sobre a Deliberação da CONP N° 212/2021, que prevê a alteração da Resolução n° 1.070, de 15 de dezembro de 2015, que dispõe sobre os procedimentos para registro e revisão do registro das instituições de ensino e de entidades de classe de profissionais nos Creas e Confea.

A conselheira federal Eng. Agr. Andrea Brondani afirmou que todas as colocações feitas no fórum serão levadas para o âmbito federal. “Eu irei sempre defender as Entidades de Classe. Estou aqui para anotar as demandas e tudo aquilo que vocês julgam de necessária mudança. Irei levar essas anotações para o Confea e podem ter certeza que o dever de casa será feito”, afirmou.

O coordenador do CDER, Eng. Civil Leo Azeredo, afirmou que o intuito das mudanças propostas é a simplificação de certos processos. “Queremos simplificar o processo de renovação de registro. Sabemos que nossas entidades muitas vezes possuem dificuldades de cumprir os ritos legais e reitero aqui que esta simplificação não implica em um distanciamento destes quesitos legais, mas, sim, trata-se de uma facilitação”, disse.

Coordenador do CDER

O coordenador-adjunto, Eng. Civil e Seg. Trab. Alex Gobbato reiterou a fala de Azeredo. “Pedimos que todos aqui participem. Iremos abrir um espaço para que todos os coordenadores e presidentes das entidades possam se manifestar. Através das nossas reuniões, iremos trazer transparência para decidir e esclarecer o que estamos fazendo e para onde queremos ir”, completou Gobbato.

Após as ponderações, os coordenadores do CDER, engenheiros Leo Azeredo e Alex Gobbato solicitarão à Presidente do Crea-RS Eng. Ambiental Nanci Walter que acolha este pedido para a formação do Grupo de Trabalho.

Coordenador adjunto

Postaram-se à disposição do GT e convidaram os presentes para se manifestarem. O Eng. Amb. Leonardo Koenich Botelho, o Eng. Mec. e Seg. Trab. João Carlos Lindau, a Eng. Civ. e Seg. Trab. Alice Helena Coelho Scholl, o Eng. Agr. Mario Sérgio Blini Fernandes e o Eng. Seg. Trab. Luiz Francisco Pedroso Lopes.

Discussões e a formalização do GT serão apresentadas à Eng. Ambiental Nanci Walter, presidente do CREA-RS.