CREA-RS participa de inauguração do novo prédio do Instituto de Ciências Básicas da Saúde (ICBS) da UFRGS

As novas instalações do ICBS foram inauguradas hoje pela manhã. A presidente do Conselho gaúcho, Eng. Amb. Nanci Walter, e o 1º diretor administrativo, Nelson Kalil Moussalle, cumprimentaram o reitor da UFRGS, Eng. Civ. Carlos André Bulhões, a diretora do ICBS, Ilma Simoni Brum da Silva e as engenheiras da Home Engenharia, responsáveis pela obra, Monica Bianco e Adriana Corbelini.

A cerimônia contou com a presença do ministro da Educação, Milton Ribeiro, senadores Luis Carlos Heinze e Lasier Martins, secretário Estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia, Alseones Balestrin, prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, deputado federal Giovani Cherini, deputado estadual Ten. Cor. Zucco e demais autoridades.

Com mais de 19 mil metros quadrados, o prédio abrigará 50 laboratórios, sendo que um deles tem Nível de Biossegurança 3 (NB3), com ambiente controlado, permitindo a realização de pesquisas com organismos vivos. O espaço conta ainda com estacionamento, auditório, biblioteca, salas de aula, salas administrativas e cafeteria. A construção, iniciada em 2015, foi financiada com recursos do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) e do Tesouro Nacional.

Instalado na Ala Sul, o novo prédio do ICBS vai receber os departamentos de Farmacologia, Fisiologia e o de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia. O Departamento de Bioquímica já conta com um prédio no local, somente o Departamento de Ciências Morfológicas permanecerá no Campus Centro.

Com informações da Ufrgs