Cder Nacional quer mais colegiados nos Regionais

Créditos: Thiago Zion/Confea

O regimento dos Colégios de Entidades Regionais (Cders), a divulgação do Cder-BR, além do plano de trabalho e do calendário de reuniões, foram os destaques da reunião do colegiado durante o 11º Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea e Mútua. “Nossa intenção é buscar os Regionais que ainda não têm Cder e incentivá-los a formarem seus colegiados”, pontuou o eng. civ. Cassius Gomes Cancian, coordenador do Cder-SP.

Durante a primeira reunião do grupo, foram eleitos como coordenador e coordenador adjunto respectivamente eng. amb. Luiz Guilherme Grein Vieira (Cder-PR) e eng. seg. trab. Audenor Marinho de Almeida (Cder-PE). Mas, extraordinariamente, quem conduziu os trabalhos desta semana foram Cancian, que assumiu o posto interinamente após o coordenador anterior, eng. agrim. Valdir Schneider, se licenciar.

eng. civ. Cassius Gomes Cancian, coordenador do Cder-SP

Entre os pontos abordado pelos coordenadores esteve a interação entre entidade e prefeitura. “Propomos que as entidades de classe tenham uma participação maior nos municípios, participando de comissões – como, por exemplo, no caso das chuvas em Petrópolis. Nosso pleito é que os técnicos participem da defesa civil, e que cargos de liderança sejam compostos por engenheiros”, pontuou Cancian. De acordo com o coordenador interino, outro pleito do grupo é que o Cder nacional possa ter aprovado pelo Plenário do Confea um calendário oficial. “Gostaríamos de nos reunir bimestralmente”.

Guilherme Cardozo, integrante da equipe de Assessoria Parlamentar do Confea

Na tarde do segundo dia de reunião, os representantes dos diversos Cders receberam um integrante da equipe de assessoria parlamentar do Confea, Guilherme Cardozo, que apresentou aos presentes os pontos principais da Agenda Legislativa Prioritária do Sistema Confea/Crea e Mútua e sobre a importância da articulação política e da atuação conjunta dos diversos fóruns do sistema profissional. Já na última manhã, foi a vez de a presidente do Crea-RS, eng. amb. Nanci Walter, passar na reunião para colocar Regional à disposição dos representantes.

Presidente do Crea-RS, eng. amb Nanci Walter

O fórum nacional do Colégio de Entidades Regionais se reuniu em Brasília durante a programação do 11º Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea e Mútua.

Beatriz Craveiro
Equipe de Comunicação do Confea