Câmara de Novo Hamburgo homenageia os 30 anos da Inspetoria do CREA-RS

CREA-RS e legislativo na homenagem à Inspetoria de Novo Hamburgo. Créditos: Arquivo CREA-RS

Para comemorar os 30 anos da presença do CREA-RS na cidade de Novo Hamburgo, completados em 20 de novembro, data em que, no ano de 1991, a inspetoria foi fundada, a Câmara de Vereadores do município realizou por meio de seu presidente, vereador Cristiano Coller, um ato solene.

vereador Cristiano Coller

Abrindo a ocasião, o presidente da Casa falou um pouco da história do Conselho no Estado e no município, destacando a abrangência da regional de Novo Hamburgo, com seus mais de 1.700 profissionais atendidos. “Registramos sua trajetória alicerçada na valorização das profissões da área tecnológica e na defesa da sociedade", ressaltou.

Vereador Ênio Brizola

O vereador Ênio Brizola (PT) também prestou sua homenagem, dando destaque a atuação da presidente Eng. Ambiental Nanci Walter. “É muito representativo que uma entidade com a relevância do Crea tenha à sua frente uma mulher inteligente, empoderada, de posição definida, e vinda da base.” Para ele, isso colabora com o crescimento e o reconhecimento da Conselho. “Entidade que tem marcado o seu trabalho não só na fiscalização e no estabelecimento de diretrizes profissionais e éticas, mas com sua presença em importantes debates da sociedade.” Finalizou, defendendo a não extinção dos Conselhos de Classe. “Vida longa à nossa inspetoria regional, ao nosso CREA-RS e conte com nossa casa para o fortalecimento dos projetos do presente e do futuro", enalteceu.

Vereador Raizer Ferreira

Vereador Raizer Ferreira ressaltou a importância do trabalho do CREA-RS. “Quero deixar minha saudação em nome da bancada do PSDB e dizer do quanto o Conselho é presente e atuante na fiscalização de obras e do trabalho dos profissionais. Isso gera segurança em todos que prestam serviços para nossa região e dá a certeza de que existe um profissional dedicado e competente aliançado ao CREA-RS em cada serviço verificado,”

Eng. Civ. e Eng. Seg. Trab. Magda Rezi Carvalho

Como representante da diretoria da Inspetoria, também composta pelo Eng. Civ. e Eng. Seg. Trab. Carlos Celomar Brenner (secretário) e em nome do conselheiro Eng. Civ. Plinio Luiz Cerutti Junior (ex inpetor-tesoureiro), a inspetora-chefe Eng. Civ. e Eng. Seg. Trab. Magda Rezi Carvalho agradeceu à homenagem. “Nós nos colocamos com muita satisfação e orgulho para receber esta homenagem.”

Eng. Nanci Walter

Última a se manifestar, a presidente Eng. Nanci Walter lembrou a importância do reconhecimento ao Conselho de “pronto e em público”. “A fala que vou fazer vai ao encontro do que o vereador Enio Brizola falou, assim como do vereador Sergio  Hanich e, principalmente, do presidente Coller: do reconhecimento das nossas profissões. Temos mais de 300 títulos entre Engenharias, Geologia, Geografia, Meteorologia, muitos de vocês talvez nem saibam. Nosso CREA é o quarto maior entre os 27 de todo o país”, frisou dando os dados de 75 mil profissionais registrados e 13 mil empresas.

“Somos bastante numerosos, mas também temos muita responsabilidade. Assim como estávamos falando antes sobre a responsabilidade de presidir um Conselho deste tamanho e sendo a primeira mulher na história deste cargo de um Estado que é considerado, quando saio do Rio Grande do Sul, o mais machista. Chegamos aqui com muito trabalho, assim como muitos de vocês.” Ressaltou, ainda, ser honorífico o trabalho dos representantes do Conselho.

“Nosso desafio continua o mesmo dos colegas que começaram a Inspetoria de Novo Hamburgo há três décadas, que é de valorizar nosso Conselho e estarmos mais dispostos a estar sempre ao lado do legislativo municipal, estadual e federal. O CREA precisa sair do seu gabinete e ir ao encontro das pautas. Nossas profissões precisam ter um cuidado redobrado e a ética precisa andar junto.“

Homenagens inspetores e funcionária

Na oportunidade, foram outorgadas duas distinções pelo Conselho gaúcho: ao Eng. Civ. Nabor Torri, por sua dedicação e responsabilidade junto à Inspetoria de Novo Hamburgo, na condição de inspetor-secretário entre 1991 e 1996, e como inspetor-chefe entre 1997 e 1998; e à funcionária Sirlei Gollo, por seu empenho e profissionalismo durante sua trajetória profissional, também completando 30 anos de serviços prestados no ano de criação da Inspetoria.