Rota Aventura recebe fiscalização do CREA-RS

Agente fiscal Amarante e o promotor de eventos Ronaldo Garbin. Créditos: Arquivo CREA-RS

Atividades de turismo de aventura devem ter prévia inspeção e certificação dos equipamentos de segurança realizada por profissional habilitado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do RS e com a respectiva Anotação de Responsabilidade Técnica.

A recente decisão do Ministério Público sobre estes serviços reforça ainda mais a importância das ações que o CREA-RS realiza em todo o Estado com a Operação Verão, para garantir que esses eventos, muito visitados por turistas e entusiastas da aventura, estejam sendo conduzidos tecnicamente por profissionais e empresas legalmente habilitadas junto ao Conselho. Ao responsável técnico cabe exercer a sua profissão em observância aos princípios éticos, tecnológicos e ambientais compatíveis com as necessidades da sociedade.

Um desses eventos é o Rota Aventura, localizado no Cânion do Pico do Monte Negro, em São José dos Ausentes, localizado a aproximadamente 290 km de Porto Alegre, que recebeu a fiscalização do CREA-RS na quinta (23). É o cânion que fica ao lado do ponto mais alto do RS.

Na ocasião, o agente fiscal Antônio Amarante verificou a responsabilidade técnica da instalação dos equipamentos para rede suspensa e pêndulo, conforme divulgação nas redes sociais do evento que ocorrerá de 26 de fevereiro a 2 de março.

Recebido pelo promotor do evento Ronaldo Garbin, do Rota Aventura, o agente fiscal recebeu os seguintes documentos: Laudo de Orientação Técnica para Seleção de Componentes e Instalação de Guias e Cabos de Aço para Realização de Atividades de Aventura, Laudo de Determinação de Carga Máxima de Trabalho em Chapas Suporte para Cabo de Aço, Laudo de Projeto de Mesa Suspensa para Atividade de Aventura, Laudo de Estudo de Coeficiente de Segurança em Suporte para Rede Atividades de Aventura. Foi solicitada, via TRDP, a ART de Montagem e Instalação dos Equipamentos Específicos para este evento

O promotor Ronaldo Garbin elogiou a ação e o fato de o CREA-RS fiscalizar as empresas de turismo de aventura, para que realmente exista segurança e profissionalismo nessas áreas. “Recebo com orgulho porque para nós segurança é primordial e a fiscalização é necessária no setor”, avalia.