Presidente do CREA-RS participa de Workshop sobre Sistema Online de Licenciamento

Eng. Nanci Walter, presidente do CREA-RS, participa da Capacitação para profissionais de Ijuí, Santa Cruz e Santana do Livramento. Créditos: Arquivo CREA-RS

Na manhã desta sexta-feira (25), a Eng. Amb. Nanci Walter, presidente do CREA-RS, participou do Workshop para Utilização do Sistema Online de Licenciamento (SOL) do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) voltado especificamente para os profissionais dos municípios de Ijuí, Santa Cruz do Sul e Santana do Livremento. O evento foi coordenador pelo Comandante-Geral do CBMRS, Cel. Luiz Carlos Neves Soares Júnior, e o Comandante do 1º Batalhão, Ten. Cel. e Eng. Civ. Eduardo Estevam Rodrigues.  O uso da ferramenta entrará em operação em suas áreas de responsabilidade, a partir do dia 3 de março, e a partir daí, os novos PPCIs terão sua tramitação até a emissão do Alvará totalmente digital, evitando deslocamento dos responsáveis técnicos aos quartéis do Corpo de Bombeiros Militar e a impressão de plantas que serão inseridas diretamente no software.

A presidente do CREA destacou o avanço atingido com o lançamento do novo sistema. “O sistema vem só para melhorar nossa integração dos profissionais com o Corpo de Bombeiros. O pensamento é de desburocratizar e melhorar as relações na fiscalização. Não é para que a gente aumente o conflito, se há algum, mas, sim, dialogar e ajustar”, disse.

Comandante-Geral do CBMRS, Cel. Luiz Carlos Neves Soares Júnior

A Eng. Nanci Nanci, em sua fala, reforçou que o novo sistema terá impacto direto nas atividades do CREA. “Digo que sempre há a questão do questionamento por nossos projetos serem analisados por quem não é profissional. Entendo que é feita uma checagem da fiscalização e não há um conflito na autoria do projeto. A implementação do SOL, juntamente com projetos de capacitação, irá auxiliar na integração. Fizemos nossa lição de casa e realizamos a listagem das atividades em que nossas várias profissões podem fazer o projeto e a execução de PPCI. Isso irá facilitar para que se tenha, na ART, esta denominação e, como consequência, aumentar a agilidade destes processos”, completou a presidente do Conselho.

O Comandante-Geral do CBMRS, Cel. Luiz Carlos Neves, elaborou um pouco mais acerca dos benefícios do Sistema Online de Licenciamento (SOL).  “Nós vivemos no passado uma série de dificuldades quanto a protocolos, espera de processos e análises. Com o sistema, estamos gradativamente eliminando essa demora. Esse sistema trará uma série de facilidades, como a ausência de agendamentos para entrega de PPCIs ou de correções e a possibilidade de fazer este plano remotamente. Hoje temos municípios em que profissionais precisam se deslocar 100 km para realizar estes trabalhos. Isso não será mais preciso”, disse.

Comandante do 1º Batalhão, Ten. Cel. e Eng. Civ. Eduardo Estevam Rodrigues

O coronel aproveitou o espaço e concedeu os méritos aos responsáveis pela elaboração do novo sistema. “Temos uma equipe muito esforçada e dedicada dentro do Corpo de Bombeiros e tenho que externar esse agradecimento. O objetivo é sempre ser eficiente e propiciar que esse processo de licenciamento seja ágil, atendendo aos interesses dos profissionais, empresários, síndicos e demais usuários deste serviço público”, afirmou o Comandante-Geral. “Essa é mais uma importante etapa. Lançamos esta novidade junto a mais três batalhões, que irão perfazer 198 municípios, nos quais os responsáveis técnicos e os proprietários não precisarão mais encaminhar fisicamente os seus Planos de Prevenção Contra Incêndio. Ou seja, a tramitação será totalmente digital, incluindo a emissão do alvará. Todos trabalhos juntos para que essa ferramenta seja utilizada da melhor forma e garanta a efetividade na segurança do cidadão”, completou.

SOLCBMRS

O Sistema Online de Licenciamento já está disponível em www.solcbmrs.gov.br e em www.secweb.procergs.com.br/solcbm. Além de realizar os protocolos de licenciamento, o profissional ou cidadão pode realizar pesquisas de emissão de protocolos, solicitações, consulta de retificações e conferir a legislação, além de ter à disposição uma aba de perguntas frequentes.

Com a integração dos 3 batalhões ao 8º e 11º BBM que já utilizam o SOLCBMRS, 198 municípios passarão contar com este serviço on line.