CREA-RS promove fiscalização intensiva em silos de armazenagens de grãos em março

Santa Maria (14 a 18), Camaquã (22 a 24) e Guaíba (29 a 31). Créditos: Arquivo CREA-RS

Santa Maria (14 a 18), Camaquã (22 a 24) e Guaíba (29 a 31) recebem ação intensiva de fiscalização em empreendimentos de silos de armazenagem de grãos, onde agentes fiscais vão atuar em atendimento à Norma de Fiscalização n° 004/2010 da Câmara de Agronomia, para verificar os equipamentos existentes na unidade armazenadora e assim requisitar a Anotação de Responsabilidade Técnica dos serviços constatados.

De acordo com estudos vinculados à Subsecretaria de Inspeção de Trabalho, que compilou dados de acidentes de trabalho fatais relacionados aos processos de pós-colheita, incluindo o armazenamento de grãos, destacaram-se as operações de movimentação de grãos entre compartimentos, as atividades de limpeza e descarga final de silos, as manutenções e as montagens das estruturas de armazenamento de grãos.

Além da necessidade de profissional legalmente habilitado nestas atividades, esses empreendimentos demandam manutenção, que deve ser realizada por empresas e profissionais legalmente habilitados.

Assim, o dever legal do CREA- RS é zelar pelo interesse público, promovendo a fiscalização do exercício das profissões da área tecnológica, em conformidade com a lei. Desse modo, o Conselho deve defender a sociedade contra a falta de ética profissional e contra pessoas inabilitadas para o exercício de determinada profissão.