Presidente do CREA-RS cumpre agenda em Bagé com visita à Inspetoria e reunião com reitores

A presidente Eng. Ambiental Nanci Walter está em agenda institucional no município de Bagé. Pela manhã, a presidente concedeu entrevista à rádio PopRock de Bagé onde destacou a importância da ART para os profissionais e para a sociedade, explicou, ainda, o funcionamento, as atividades e as responsabilidades do CREA-RS, como órgão fiscalizador e regulamentador das profissões das Engenharias, Agronomia e Geociências, tendo atualmente mais de 70 mil profissionais registrados no RS.

Também visitou a inspetoria, onde conversou com Emerson Farias Ulguim e os fiscais Mario Fernando Paulino e Sheila Rosa de Quadros. Acompanhou a presidente a inspetora-chefe da regional, Eng. Agr. Marta Helena Ebert Hamm Oliveira.

Após, participou de uma reunião de aproximação do CREA-RS com as instituições de ensino da região da campanha com objetivo de alinhar o ensino para a preparação dos jovens ao mercado de trabalho e esclarecer sobre o exercício legal da função e o papel do Conselho na vida profissional. O encontro foi realizado na Urcamp e contou com a presença dos representantes da Unipampa (Universidade Federal do Pampa), IFSul (Bagé), Ideau (Bagé) e Urcamp (Centro Universitário da Região da Campanha).

Para a presidente o encontro foi muito produtivo. Além de importantes alinhamentos, destacou a pauta sobre o projeto de interiorização do nosso Conselho gaúcho, iniciando na próxima semana, em Santa Maria, seguindo em agosto no município de Santana do Livramento e encerrando em dezembro em Erechim. “Queremos levar as sessões plenárias ao interior de modo que ocorram dentro das instituições de ensino, oportunizando que profissionais e estudantes acompanhem as dinâmicas do nosso CREA-RS”, esclareceu.

A reitora da Urcamp, Eng. Civil Lia Maria Herzer Quintana, anfitriã da reunião, destacou a extrema importância que os conselhos e as instituições de ensino, como sociedade civil organizada, andam em pé de igualdade em termos de avanços. “Não adianta eu ter um Conselho de vanguarda e um ensino retrógrado, ou um ensino de vanguarda e um Conselho que não te acompanha. E aqui não vem nenhum tipo de crítica, porque quem faz parte do CREA somos também nós, as Instituições de Ensino.”

No encontro também ficou definida a cedência de uma sala provisória às entidades de classe de Bagé, Associação Bageense de Engenheiros Agrônomos (Abea) e Núcleo dos Engenheiros e Arquitetos de Bagé (Neab).

Participaram também da reunião os conselheiros das Especializadas do CREA-RS Eng. Agr. Fernando Pereira de Menezes, Eng. Civ. Adalberto Gularte Schäfer, Eng. Civ. Antônio Luiz Arla da Silva, Eng. Agr. Derli João Siqueira da Silva e a reitora Eng. Civ. Lia Maria Herzer Quintana.

Reunião na Inspetoria do CREA-RS em Bagé

URCAMP (Centro Universitário da Região da Campanha)
1.    Engenharia Civil
2.    Agronomia

Reitor: Lia Maria Herzer Quintana (Eng. Civil pela Unisinos)

IDEAU - Bagé
Cursos Graduação
1-Agronomia
2-Eng. de Produção
3- Especialização Eng. Seg. Trab.
Diretora Campus Bagé - Nara Beatriz Lópes Pires

Unipampa (Universidade Federal do Pampa)
1.    Engenharia Florestal
2.    Engenharia Civil