Grupo de Trabalho avalia registro das instituições de ensino e entidades de classe

Grupo de trabalho formado em reunião de fevereiro. Créditos: Arquivo CREA-RS

O Grupo de Trabalho encarregado de avaliar a Deliberação CONP nº 212/2021 se reuniu nesta quinta-feira, dia 10, de maneira virtual. A proposta visa a alteração da Resolução do Confea nº 1.070, de 15 de dezembro de 2015, que dispõe sobre os procedimentos para registro e revisão do registro das instituições de ensino e das entidades de classe de profissionais nos Creas.

Estiveram presentes nas reuniões o Eng. Civil Leo Azeredo, coordenador do CDER; o Eng. Civil e Eng. Seg. do Trabalho Alex Gustavo Marques Gobbato, coordenador-adjunto do CDER; o Eng. Civil João Carlos Lindau; a Eng. Civil e Eng. Seg. do Trabalho Alice Helena Coelho Scholl; o Eng. Civil e Eng. Seg. do Trabalho Luiz Francisco Pedroso Lopes; o Eng. Ambiental e Eng. Seg. do Trabalho Leonardo Koenich Botelho; e o Eng. Agr. Mário Sérgio Blini Fernandes.

O Grupo de Trabalho foi formado em uma reunião prévia, realizada no dia 9 de fevereiro. Foram previstas duas reuniões, seguindo os dispositivos expressos no Capítulo III do Regimento do Crea-RS. As reuniões aconteceram na segunda-feira, dia 7, e na quinta-feira, dia 10.

Agora, a proposição formulada pelo GT será encaminhada para a presidente do CREA-RS, Eng. Amb. Nanci Walter, que levará ao conhecimento da Diretoria do Conselho para posterior lançamento no site do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia - Confea/Consulta Pública.

Na data da formação do GT, o coordenador do CDER, Eng. Civil Leo Azeredo, afirmou que o intuito das mudanças propostas é a simplificação de certos processos. “Queremos simplificar o processo de renovação de registro. Sabemos que nossas entidades muitas vezes possuem dificuldades de cumprir os ritos legais e reitero aqui que esta simplificação não implica em um distanciamento destes quesitos legais, mas, sim, trata-se de uma facilitação”, disse.

O Anteprojeto de Resolução nº 001/2022 está disponível no site do Confea/Consulta Pública. A consulta estará aberta até a próxima terça-feira, dia 15 de março, às 23h59min. A intenção é coletar manifestações dos Creas, do Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea, do Colégio de Entidades Nacionais, das Coordenadorias de Câmaras Especializadas dos Creas, dos conselheiros federais, do presidente e das comissões permanentes do Confea e dos profissionais em geral.