50 anos da Inspetoria de Santa Maria são comemorados com ações de interiorização e convênio com a Prefeitura

Segunda inspetoria do CREA-RS, os 50 anos da regional de Santa Maria estão sendo marcados por dois dias de ações promovidas na cidade. Nesta quinta-feira, inspetores, ex-inspetores, coordenadores de Câmara e funcionários que fizeram parte da história da inspetoria participaram da celebração, quando foi inaugurado a Galeria de Inspetores.

Pela manhã, iniciaram as reuniões das Câmaras Especializadas do CREA-RS, sediadas em Santa Maria, no Centro de Tecnologia da UFSM, dando início ao Programa de Interiorização do Conselho, que vai levar reuniões dos conselheiros e a Sessão Plenária para cidades do interior do Estado. Nesta sexta-feira, a Sessão Plenária de 1.825. Também se reúnem em Santa Maria as reuniões do Comitê Gestor Mulher, do CDER-RS e da Coordenadoria das Inspetorias.

O Sinduscon promoveu uma reunião-almoço com as lideranças do Conselho presentes à cidade e seus associados. O evento contou com a participação do prefeito de Santa Maria Jorge Pozzobon, que além de celebrar os 50 anos da representação do Crea na cidade, firmou um Acordo de Cooperação Técnica entre a municipalidade e o Conselho. O objetivo principal é a fixação de critérios e normas de ação conjuntas, por meio de seus órgãos envolvidos na fiscalização, no sentido do cumprimento da legislação profissional vigente e das normas de postura e zoneamento do município, bem como apoio às ações que tanjam a engenharia e agronomia com propósito de impactar positivamente na qualidade de vida da população.

Em sua fala, a presidente do CREA-RS, Eng. Nanci Walter, destacou a importância em saber que o executivo e o legislativo santa-mariense consideram a opinião do Conselho. “Que bom é ouvir do nosso presidente da Câmara, o vereador Valdir Oliveira, desse apontamento de olhar e levar em consideração a opinião dos representantes do Conselho. Tudo que nós queremos nessa gestão – na diretoria, nas inspetorias, nas entidades de classe –  é ser ouvidos, ser mais participes, ajudar na construção das legislações, de alguma consulta técnica, e isso que estamos fazendo agora trazendo uma Sessão Plenária à cidade, vem para desmitificar que o Conselho seja centralizado na capital.”

Também colocou o Conselho à disposição de todos, da municipalidade às instituições de ensino, destacando ser da UFSM a primeira conselheira federal pelo Rio Grande do Sul no Confea, a hoje vice-presidente, a Eng. Eletricista Nilza Venturini Zampieri e, após 20 anos, atualmente a conselheira federal Eng. Agr. Andrea Brondani. Encerrou, frisando ser necessário continuar “a troca de experiência e a aproximação” do Conselho com outros entes estaduais e municipais.

“A cara de nossa inspetoria são nossos agentes fiscais. São eles que no dia-a-dia percorrem e visitam empreendimentos para garantir a presença e a responsabilidade técnica do profissional habilitado”, afirmou a inspetora-chefe em Santa Maria, Eng. Quim. e Eng. Seg. Trab. Giovana Jussara Gassen Giehl. Destacou que o Crea existe trabalha em defesa de nós profissionais. “Temos que contribuir para que o Sistema Confea/Crea melhore e aumente  a fiscalização. Fez uma menção ao Gilmar Piovezan, ex-inspetor, como quem mostrou a relevância do Crea, “onde estou há 20 anos”. “Foi mestre para vários de nós.”

Na continuidade, foi Piovezan quem se manifestou, fazendo menção as lideranças femininas, como a inspetora, a presidente e as conselheiras federais. “Em nome delas, gostaria de agradecer a todos que acompanham e fazem parte da história da Inspetoria.

Representando o Confea, participa a conselheira federal Eng. Agr. Andrea Brondani da Rocha. Também participando pelo Conselho Federal, o Eng. Amb. Renato Muzzolon, gerente da Regional Sul.

Agregando às comemorações, ocorreu o descerramento de uma placa em homenagem aos 50 anos da Inspetoria de Santa Maria, a segunda regional instalada e fundada em 15 de março de 1972, que tanto contribui para o crescimento do município e do Estado.

O ato aconteceu na sede da Inspetoria de Santa Maria e contou com a presença da presidente do CREA-RS, Eng. Amb. Nanci Walter; a inspetora-chefe de Santa Maria, Eng. Quím. e Seg. Trab. Giovana Jussara Gassen Giehl, o presidente da Câmara de Vereadores, Valdir Oliveira e inspetores, ex-inspetores, coordenadores das Câmaras, representantes de entidades de classe, conselheiros e funcionários que fizeram parte da trajetória da Inspetoria.

A moção de congratulação dos 50 anos da Inspetoria de Santa Maria foi proposta pelo vereador Valdir Oliveira , presidente da Câmara Municipal.

Participaram deste momento a diretoria do CREA-RS, inspetores, ex-inspetores, agentes fiscais, coordenadores das inspetorias, conselheiros, membros de comissões especializadas, representantes de entidades de classe e funcionários.