CREA-RS lança programa voltado a jovens profissionais e estudantes

Créditos: Arquivo CREA-RS

Durante Sessão Plenária realizada em Santa Maria nesta sexta-feira, primeira ocorrida fora da Capital, foi lançado o Programa NextGen do CREA-RS voltado a jovens profissionais, com até cinco anos de formados, e graduandos dos cursos das Engenharias, Agronomia e Geociências das universidades do Estado, são agrupados, assim, o CREA Jovem e o CREA-RS Júnior, respectivamente.

A proposta foi apresentada pela presidente do Conselho, Eng. Ambiental Nanci Walter, que destacou que os participantes dos programas serão organizados por núcleos regionais. Também falou sobre a identidade dos programas. “Esta apresentação de hoje é uma prévia, pois convidamos jovens profissionais e os estudantes para que eles próprios desenvolvam as identidades visuais. Queremos a colaboração de quem fará parte, para que tenha a cara deles e não apenas oferecermos algo pronto para eles cumprirem”, afirmou a presidente.

CREA Jovem

O CREA Jovem é um programa desenvolvido pelo CREA-RS com o intuito de beneficiar os estudantes e os recém-formados das áreas do Conselho. Entre as atividades propostas, está a formação estrutural de cargos regionalizados, grupos de discussão, realização de palestras, entre outros.

O objetivo final do projeto é aproximar o Sistema Confea/CREA das instituições de ensino através dos alunos, tornando o CREA mais presente desde cedo na formação de Engenheiros e Agrônomos.

Estiveram presentes três representantes do projeto: a Eng. Agríc. Annelize de Albuquerque Altmann, inspetora-chefe de Camaquã; o Eng. Civ. Victor Vilela Hampel Schlichting, inspetor-chefe de Canoas; e o Eng. Civ. Miguel Medina Jr, inspetor-chefe de Pelotas e presidente da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Pelotas (AEAP). O Eng. Civ. Gabriel Adams, da Inspetoria de São Luis Gonzaga, também fará parte do projeto.

CREA Jr-RS

Com o foco de criar novas lideranças dentro do Sistema, o CREA Jr-RS propõe uma aproximação dos estudantes das áreas de Engenharia, Agronomia e Geociências ao Sistema Profissional.

O programa viabiliza o conhecimento sobre o órgão regulador da futura profissão, detalhando acerca de sua estrutura e organização, além de incentivar os futuros profissionais a praticarem o exercício ético e responsável de sua profissão. Estes elementos fortalecem o estudante, deixando-o ainda mais preparado para o seu futuro.

Estiveram presentes os graduandos de Engenharia Elétrica da UFSM, Felipe Silva, e de Engenharia Civil da Unisinos e presidente da Associação Latino-Americana de Estudantes de Engenharia Civil (ALEIC), Vitória Klering. Participarão do projeto, também, Luis Garcia Sonaglio, Eng. Mec. na UFSM, Yago Porto Rocha, Meteorologia na UFSM, e Mariana Teixeira Pedro, Agronomia na UERGS. Felipe Silva foi aluno da prof. Nilza Zampieri, que está desempenhando a função de 2ª vice-presidente do CREA-RS.