Sergs empossa sua nova diretoria

Nova diretoria foi empossada na noite de segunda-feira . Créditos: Arquivo CREA-RS

Sócios, conselheiros, representantes de entidades de classe, autoridades estaduais e municipais e vários outros profissionais  lotaram as dependências da sede da Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul (Sergs), na segunda (29), para prestigiar a posse da nova diretoria da entidade, tendo à frente os Engenheiros Civis Hilário Pires (presidente), Emídio Marques Ferreira e Nélson Kalil Moussalle, vice-presidentes, todos também conselheiros do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-RS).

Na entrada, o público foi recepcionado com a exposição de fotos que conta a História da Engenharia, alusiva aos 83 anos da Sergs. Mostra a trajetória e a participação efetiva da entidade e de seus representantes em várias discussões sobre obras, infraestrutura e na criação de departamentos, como Daer, Cientec, entre outros órgãos importantes para a sociedade gaúcha.

Exposição de fotos contou um pouco da história da Engenharia no Estado

Ao deixar o cargo, o ex-presidente, Arquiteto Sérgio Zimmermann, discursou em prol do conhecimento e evolução. “E quantos dons e experiência estão reunidos nesta sala, responsáveis por obras e projetos, como missões para a humanidade”, afirmou, ressaltando ainda a necessidade de não acreditarmos em caminhos trilhados.

Bastante aplaudido antes de seu pronunciamento, o novo presidente, Eng. Hilário Pires, falou sobre a sua expectativa quando estudante em se filiar à Sergs, pois a entidade estava presente nas principais discussões do Estado e de onde saíram CREA e Daer. “Somos uma ponte mantenedora do conhecimento tecnológico. Apesar disso, é com pesar que reconheço a perda dos espaços da Engenharia, pois não conseguimos nem garantir que os cargos técnicos no governo sejam exercidos por profissionais ou a garantia do salário mínimo”, lamentou.

Pretende recolocar a Sergs nas principais discussões da política tecnológica, resgatando o papel da história da Engenharia na linha do desenvolvimento. “A política classista precisa estar à frente da política partidária. Mas ninguém faz nada sozinho. E neste processo, pretendo somar forças na revitalização da entidade”, salientou.

Em seu discurso, o presidente do CREA-RS, Eng. Civil Luiz Alcides Capoani, ex-conselheiro pela Sergs e eleito Engenheiro do Ano pela entidade no ano passado, concordou com o Eng. Hilário ao defender políticas de Estado e não políticas de governo para que mudanças sejam realmente implantadas. Reconheceu ainda que a aproximação dos profissionais do Conselho com a sociedade somente ocorrerá se as entidades representativas da Engenharia e Agronomia e demais que compõem o Sistema Confea/Crea forem cada vez mais fortalecidas.

Presidente do CREA-RS, Eng. Civ. Luiz Alcides Capoani

“Prova disso é a criação do Fórum das Entidades. Uma instância de discussão e planejamento que busca estimular ações conjuntas das entidades públicas, privadas e da sociedade civil e encontrar soluções para suprir as necessidades imediatas de recursos visando o desenvolvimento dos modais ferroviário, hidroviário, aeroviário, rodoviário e equacionar os problemas de mobilidade urbana na região metropolitana e demais acessos importantes no Estado”, ressaltou, parabenizando a nova gestão, que, além de serem conselheiros do CREA, conta com o coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Civil, Eng. Nélson Kalil Moussalle.

Representando o governo do Estado, o secretário de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano Arquiteto Luis Carlos Busatto, defendeu a necessidade de políticas partidárias. “É importante que tenhamos um parlamentar defendendo os interesses dos engenheiros e arquitetos, discutindo temas como mobilidade, que exigem a participação desses profissionais”, apontou. Ainda fez questão de ressaltar que apesar de conselhos separados, referindo-se à saída dos Arquitetos do Sistema Confea/Crea e a criação do Conselho de Arquitetos e Urbanistas (CAU), os ideais desses profissionais continuam os mesmos.

Também estavam presentes o 1º vice-presidente do CREA-RS Eng. Mec. e Seg. Trab. Paulo Deni Farias; o coordenador da Câmara de Eng. Industrial do CREA-RS, Ivo Germano Hoffmann; o coordenador e o coordenador-adjunto da Câmara de Eng. de Seg. do Trab.; Alfredo Reinick Somorovsky e Nelson Agostinho Burille; o conselheiro federal, Eng. Civ. Melvis Barrios Junior; o deputado Adão Villaverde; o presidente do Tribunal de Justiça Desemb. Marcelo Bandeira; o ver. Eng. Comasseto; o presidente do Conselho Deliberativo da Sergs, Eng. Civ. Francisco Bragança, entre diversos convidados e dirigentes de entidades de classe.