Sessão Plenária Ordinária ocorre pela primeira vez no interior do Estado

Eng. Ambiental Nanci Walter, presidente do CREA-RS, conduz a Plenária. Créditos: Marcos Roberto Pereira da Silva

Tarde histórica no dia 18 de março na região central do Rio Grande do Sul. Santa Maria foi a cidade escolhida para receber a primeira Sessão Plenária do CREA-RS realizada fora de Porto Alegre, dentro do Programa de Interiorização.

Conselheira federal pelo Rio Grande do Sul, Eng. Agrônoma Andrea Brondani da Rocha

Aproveitando a semana em que a segunda inspetoria do Conselho completa 50 anos de fundação, o CREA-RS realizou a sua Sessão Plenária Ordinária nº 1.825, no Salão de Atos da Universidade Federal de Santa Maria, no formato híbrido. Foi a realização da primeira Sessão Plenária no interior do Estado, onde ocorreram as reuniões das Câmaras Especializadas. Cerca de 370 processos foram analisados e aprovados pela instância legislativa do Conselho gaúcho.

Reitor da UFSM, Eng. Eletr. Luciano Schuch

“Em 87 anos de história, o CREA gaúcho sempre primou pela valorização da área tecnológica, garantindo a segurança da sociedade. Em sua trajetória, os representantes do Conselho, sua diretoria, inspetores, conselheiros, estiveram sempre empenhados em promover o desenvolvimento sustentável, com olhar técnico sobre as questões de infraestrutura, meio ambiente e segurança. A aproximação que estamos fazendo é natural. Temos diversos conselheiros e conselheiras do meio acadêmico, inclusive representando as universidades. Essa parceria que estamos fazendo é uma continuidade de um diálogo que acontece entre o CREA, a Mútua, as entidades da cidade, a Inspetoria e mais. Precisamos trabalhar com colaboração e só através desse diálogo aberto e dessa disponibilidade que teremos resultado”, destacou a presidente do Conselho, Eng. Ambiental Nanci Walter.

O reitor da Universidade, Eng. Eletr. Luciano Schuch, ressaltou estar a Universidade sempre de “portas abertas” para receber os representantes do CREA-RS. “Esta é uma importante parceria, porque nesta casa formamos, anualmente, 560, 570 engenheiros. São quase 4000 estudantes de Engenharia e áreas tecnológicas. Vocês tiveram a oportunidade de conhecer um pouco nossa universidade. Tenho muito orgulho da UFSM, universidade pública, federal, gratuita e de muita qualidade, congregando mais de 28 mil alunos, mais de 350 prédios, com polos em quatro cidades e que presta serviço à sociedade brasileira. Sejam bem-vindos e contem sempre com a nossa instituição.”

Eng. Eletr. Tiago Bandeira Marchesan, diretor do Centro de Tecnologia

Eng. Eletr. Tiago Bandeira Marchesan, diretor do Centro de Tecnologia, também se manifestou dizendo do orgulho de receber as reuniões do Conselho no local. “Sei que é a primeira vez que o CREA sai da capital para uma Sessão Plenária e para nós é motivo de grande orgulho sermos os pioneiros a recebê-los. Essa universidade é federal e é de todos nós, de todos que estão sentados aqui, e foi designada para fazer uma função básica: desenvolver o país através da educação. Por isso essa aproximação é tão importante e aqui estendo meu agradecimento à presidente Nanci. Quero agradecer também, a professora Nilza, nosso eterno agradecimento por ser uma pessoa proativa, que ensina e que é capaz, mesmo após a aposentadoria, de instigar."

Destacou, ainda, os números do Centro de Tecnologia, somando em torno de quatro mil alunos, destes 800 em pós-graduação, tendo 3200 alunos em formação ao longo de 14 cursos de graduação. Falou do desafio das universidades junto aos Creas conceder as habilitações aos formando com as novas diretrizes curriculares. “O aluno hoje, com 17 anos, ao entrar em um curso superior, apenas aqui no Centro de Tecnologia se depara com onze opções de cursos de Engenharia. Imaginem um jovem, saindo do ensino médio, ao querer ser engenheiro ou engenheira, e aqui nem cito a área da Agronomia, com estas opções, tendo que optar, com apenas 17 anos. Estamos trabalhando internamente para adequar o nosso currículo às novas diretrizes curriculares de Engenharia. Diretrizes é um desafio para o CREA auxiliar nessa nova etapa.”

Diretor-geral da Mútua-RS, Geól. e Eng. Seg. Trab. Pablo Souto Palma

Representando a Mútua-RS, o diretor-geral Geólogo e Eng. de Segurança do Trabalho Pablo Souto Palma, também se manifestou. “Muito importante, reitor, para mim e para grande parte dos presentes formados em universidades públicas, retornar a uma universidade pública. Muitos estão revivendo experiências que tiveram durante a sua caminhada acadêmica e isso engrandece ainda mais o evento. Essa ação da presidência foi muito proveitosa e aproveito para parabenizar a engenheira Nanci, tenho certeza que estaremos juntos em muitas outras caminhadas.”

Conselheiros manifestam na Plenária

LANÇAMENTO

Representantes do Projeto e a presidente do CREA-RS, Eng. Ambiental Nanci Walter

Durante Sessão Plenária foi lançado o Programa NextGen do CREA-RS voltados a jovens profissionais, com até cinco anos de formados, e graduandos dos cursos das Engenharias, Agronomia e Geociências das universidades do Estado, são agrupando, assim, o CREA Jovem e o CREA-RS Júnior, respectivamente.

Pauta

Relatoria de processos

Momento histórico e missão cumprida

Fotos: Marcos Roberto Pereira da Silva