Notícia

Pesquisa de mestrado avalia desempenho de obras no Brasil quanto aos critérios de tempo e custos


Créditos: Arquivo CREA-RS

A pesquisa foi desenvolvida como parte da dissertação de mestrado de Luiza Sangoi Dias da Costa, Engenheira Civil formada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e atualmente aluna de mestrado do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção (PPGEP/UFSM), sob a orientação do Prof. Dr. Lucas Veiga Ávila. Ela possui abrangência nacional e tem por objetivo mensurar o desempenho de obras de construção civil no Brasil quanto aos critérios de tempo e custos, bem como avaliar a percepção brasileira sobre as causas de atrasos e custos extras nas obras de construção civil. A partir dos seus resultados, espera-se apontar sugestões de melhoria da produtividade desse setor.

A pesquisa é intitulada: "Avaliação do desempenho de obras de construção civil no Brasil quanto aos critérios de tempo e custos"; o questionário dela e outros detalhes podem ser acessados no seguinte link: https://forms.gle/8j7zGLaUy43qURCt8. Pede-se, ainda, que este seja respondido até o dia 29 de abril de 2022. O CREA-RS destaca que não tem responsabilidade sobre a participação dos interessados, nem sobre as informações por acaso prestadas.

Ao final do estudo, previsto para setembro de 2022, as empresas participantes poderão ter acesso aos resultados da pesquisa. Ressalta-se também que as respostas serão mantidas sob sigilo, e que os dados obtidos serão unicamente utilizados para fins acadêmicos, dentro do escopo do projeto de pesquisa de mestrado.

Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção UFSM: ppgep@ufsm.br

Outras Notícias

NOTÍCIAS

Imagem de exemplo

Em 2025, Soea será em Vitória (ES)

Imagem de exemplo

Deputado Leônidas convoca Sistema para subsidiar parlamento

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: