Plenária aprova processos e regulamento do Congresso Estadual de Profissionais

Na abertura, a presidente Eng. Nanci Walter fez um relato sobre a ação do CREA-RS contra o PLC n. 39/2020. Créditos: Arquivo CREA-RS

Na sexta-feira (20), sob a presidência da Eng. Ambiental Nanci Walter, ocorreu a Sessão Plenária n° 1.827, em formato híbrido. Parte dos conselheiros participou presencialmente, na Faculdade Senac, em Porto Alegre, enquanto os demais estiveram presentes de modo virtual.

A Plenária ocorreu de modo remoto e presencial

Além da presidente do CREA-RS, fizeram parte da mesa o Geol. e Eng. Seg do Trab, Paulo Souto Palma, diretor-geral da Mútua; Eng. Civ. Nelson Moussalle, 1º diretor-administrativo do CREA; Eng. Mec. e Seg do Trab Marco Caminha, 1º vice-presidente; o Eng. Civ. Leo Azeredo, coordenador do CDER; e a Eng. Agr. Andrea Brondani, conselheira federal.

Também estiveram presentes o Eng. Civ. e Seg. do Trab. Marcio Marun, diretor-financeiro da Mútua; e o Eng. Civ. Milton Pedrollo, coordenador-adjunto das Inspetorias.

Na abertura, a presidente Nanci Walter agradeceu a presença dos conselheiros e a importância de a Plenária ocorreu no formato híbrido para completar o quórum. Fez um breve relato sobre a agenda parlamentar, como a reunião, ao lado do CAU e do CRT-RS, com o deputado estadual Paparico Bacchi, proponente do PLC 39/2020. “Desde que este PLC entrou na lista de votação, temos feito várias reuniões na Assembleia, impedindo que a matéria fosse votada, sensibilizando as bancadas sobre o perigo da flexibilização da Lei Kiss”, apontou.
Conselheiros discutem processos com recursos ao Plenário
A presidente falou ainda sobre a organização do Colégio de Presidentes, evento que será realizado em Gramado entre os dias 1 e 3 de junho em conjunto com o encontro regional do Crea Sul (RS, SC e PR). “Neste encontro, será feito um treinamento de fiscalização em ecoturismo, com foco em parques de aventura”, adiantou.

Após fazer um breve relato dos números da Caixa de Assistência dos Profissionais do CREA em 2022, o diretor-geral da Mútua-RS, Geólogo Pablo Palma, falou sobre os benefícios da Mútua. “Devido às questões macroeconômicas, a Mútua teve um salto nos valores de empréstimo. Por termos uma folga dos anos anteriores, conseguimos suportar essa questão”,

O coordenador do CDER, Eng. Civil Leo Azeredo, fez um breve relato sobre as atividades do CDER-RS. “Tivemos o nosso primeiro Encontros com o CDER, que é uma proposta do Colégio para trazer conteúdo relevante e de interesse das entidades, para discutirmos e aperfeiçoarmos. Nessa primeira edição, o Mútua teve uma participação excelente. Em breve estaremos iniciando um trabalho de assessoramento das entidades de classe na questão de prestação de contas”, detalha.

Coordenador da Câmara de Engenharia Civil do CREA-RS e da nacional, o o Eng. Civ. João Luis de Oliveira Collares Machado trouxe informações sobre a segunda reunião da coordenação nacional, em Brasília. “Conseguimos uma aproximação com o Ministério da Economia no evento de lançamento do Construa Brasil. Alguns projetos estão ligados diretamente à Engenharia Civil, como o uso do BIM, a construção industrializada e a construção modular”, ressaltou o Eng. Collares.

A conselheira federal, Eng. Agr. Andrea Brondani da Rocha, agradeceu a participação de todos e exaltou a participação do Conselho em eventos nacionais. “Tivemos, no início de maio, o Seminário Anual das Comissões de Ética, na qual fomos representados pelo Eng. Nelson Burille. Foram discutidas questões de ética que refletem nas profissões de todos os profissionais do Conselho. O Rio Grande do Sul tem feito um brilhante trabalho. O índice de revogações e alterações de resultados daqui é um dos melhores do Brasil”, destaca a conselheira

Foi aprovada ainda a criação de dois grupos de trabalho, por unanimidade, o do Grupo de Trabalho PLC39/2020o do GTI PLC 39/2020.

Foi aprovada a formação do GT encarregado de organizar o Encontro Estadual de Entidades de Classe (EESEC), além da discussão do Congresso Estadual dos Profissionais (CEP-RS), apresentado pelo Geol. Marco Antonio Fontoura Hansen, coordenador da comissão organizadora do 15º CEP.

Na sequência, foram analisados e colocados em votação os processos com recursos ao Plenário, além de ter sido aprovada a realização de uma Sessão Plenária Extraordinária no dia 10 de junho, via videoconferência, com a pauta exclusiva para relato de processos.