CREA-RS: 88 anos em cada canto e recanto desta querência amada

Créditos: Arquivo CREA-RS

Ao completar 88 anos no Rio Grande do Sul, o CREA mostra que segue forte ao lado de seus mais de 72 mil profissionais e 15 mil empresas, marcando assim um tempo com muitas conquistas e desafios das mudanças tecnológicas.

Sua atuação acompanha as inovações e sempre atenta às principais demandas das atribuições profissionais, cumprindo com a sua função social diariamente em todo o Estado, com suas 44 Inspetorias, entidades de classe e instituições de ensino, ajudando a construir um Estado mais justo, desenvolvido e sustentável.

Desde 2021, presidido pela Engenheira Ambiental Nanci Walter, primeira mulher escolhida pelo voto para o cargo. Ela é também a primeira profissional da Engenharia Ambiental a assumir um CREA em todo o Sistema. “Sendo a primeira engenheira a estar à frente do Conselho posso dizer que duas palavras definem esse primeiro ano e meio de mandato:  desafio e orgulho no exercício da função!”, resume a presidente.

A presidente destaca, nesta celebração, de aniversário, o movimento do Conselho gaúcho em se aproximar dos temas e debates legislativos que impactam os profissionais registrados. Muitas agendas, em princípio, mostram apenas o lado social, mas também são técnicas, porque abrem espaços para outras pautas propositivas e assertivas importantes para o Sistema. Nestes espaços firmamos parcerias importantes e fomentamos relações com parlamentares no sentido de nos representar nas pautas políticas, que é o que fizemos ao nos reunirmos com deputados federais e estaduais, para falar sobre projetos de leis que envolvem as nossas profissões.

“O último ano foi de desafios institucionais que movimentaram todo o Sistema Confea/Crea, tanto na esfera nacional, com mobilizações junto à Câmara Federal e ao Senado, sobre a reforma da Medida Provisória n. 1.040/2021, a qual previa, dentre outros assuntos, alteração da Lei n. 4.950-A, de 1966, assim como no âmbito estadual, na Assembleia Legislativa Gaúcha, contra a tramitação do PLC 39/2020, que altera a Lei Kiss.”

Para a Gestão, essas ações foram oportunidades de demonstrar a relevância e a grandeza do Regional para defesa da atuação legal das profissões da Engenharia, Agronomia e Geociências perante seus profissionais/empresas e da Sociedade, que se assegura que os serviços técnicos, tanto do setor público, quanto do privado, estarão sob responsabilidade de profissional legalmente habilitados e capacitados para tal.

“Essa ação reforçou a importância da atuação parlamentar do Sistema Confea/Crea junto aos demais órgãos públicos, com a atuação de forma conjunta e coesa realizada pelos presidentes dos Creas, conselheiros federais, coordenadores de Câmaras especializadas e diretoria da Mútua Nacional junto aos parlamentares de cada uma das cinco regiões do país. Também importante foi o apoio das lideranças das entidades de classe e de todos os profissionais que, diante deste fato, se aliaram às lideranças em defesa de seus direitos e dos da sociedade, fortalecendo ainda mais o
Sistema.”

Sua história

Assinado pelo então presidente, Getúlio Vargas, em de 11 de dezembro de 1933, com a promulgação do Decreto n° 23.569 estava criado o Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agrimensura (Confea). Menos de um ano depois, com a Resolução n° 2 do Confea, de 23 de abril de 1934, foram criados os oito primeiros Conselhos Regionais de Engenharia, Arquitetura e Agrimensura. Fundava-se o CREA da 8ª Região, que, à época, tinha sob sua jurisdição o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, com sede na capital gaúcha.

Confira outras ações desta gestão, que comemora os 88 anos do CREA-RS aqui!