Acadêmicos de Agronomia têm treinamento sobre fiscalização e ART

Professor Eng. Agr. Antônio Sérgio do Amaral, também coordenador do curso de Agronomia e conselheiro da Câmara Especializada de Agronomia do CREA-RS. Créditos: Arquivo CREA-RS

Alunos do 9º semestre do curso de Agronomia da URI de Erechim estiveram na sede do CREA-RS no município. A visita, ocorrida no dia 21 de junho, está vinculada à disciplina de Legislação e Ética Profissional, ministrada pelo professor e Eng. Agr. Antonio Sérgio do Amaral, também coordenador do curso de Agronomia e conselheiro da Câmara Especializada de Agronomia do CREA-RS.
Os acadêmicos foram recepcionados pelo inspetor-chefe, Eng. Agr. Walmor Luiz Roesler;  pelo agente fiiscal Fábio Demarco e pela funcionária administrativa Helenyta Mesquita.
O objetivo principal da visita foi proporcionar um treinamento aos alunos sobre o funcionamento do setor de fiscalização do Crea e de como fazer o registro de ART (Anotação de Responsabilidade Técnica). O encontro também serviu para comprovar o que foi repassado em aula e confirmar aos acadêmicos a real importância de ser um profissional credenciado pelo Conselho.
O CREA tem como finalidade principal fiscalizar as atividades profissionais das áreas de Engenharia e Agronomia. É responsabilidade deste Conselho, coibir a atuação de leigos, proporcionando, assim, maior segurança à população. O exercício ilegal da profissão, ou seja, sem o registro no Conselho, pode causar sérias complicações previstas em lei e no código de ética profissional.
Segundo o coordenador do curso, Antônio do Amaral, é importante destacar que o registro concedido por este órgão aos profissionais só é possível mediante o reconhecimento do Curso pelo Ministério da Educação e também o efetivo registro do curso no Conselho, como é o caso da Agronomia da URI.
O professor lembrou, ainda, que a URI Erechim irá formar a sua primeira turma de Engenheiros Agrônomos no final deste ano. Eles sairão com todas as prerrogativas legais para o exercício da profissão, uma vez que o Curso foi reconhecido com um conceito muito bom pelo MEC e está devidamente registrado no CREA-RS.

Fonte: URI