Frente Parlamentar em Defesa da Engenharia e Agronomia será lançada no dia 13

Eng. Luiz Alcides Capoani . Créditos: Arquivo CREA-RS

Será lançada na terça-feira (13), a partir das 17h30, a Frente Parlamentar em Defesa da Engenharia, Agronomia e Arquitetura, no plenário 4, da Câmara dos Deputados, em Brasília (DF). O apoio dos deputados superou o número mínimo para criação da frente, que era de 198 congressistas. Ao todo, 270 parlamentares assinaram o requerimento para o funcionamento da frente. Apoiar a criação da Frente Parlamentar da Engenharia é uma das cinco iniciativas da Agenda de Ações Parlamentares priorizada durante o Seminário de Integração dos Conselheiros Federais com os Membros dos Órgãos Consultivos do Sistema Confea/Crea e Mútua, realizado de 21 a 23 de junho em Águas de Lindóia (SP).
A Frente Parlamentar da Engenharia, que tem como autor ?o deputado Augusto Coutinho (DEM-PE), que coordenará as ações, tem como objetivo aumentar a capacidade de mobilização do Sistema Confea/Crea e Mútua junto ao Legislativo para que os projetos de interesse das profissões possam tramitar com mais celeridade. Ao manifestar apoio à Frente, as lideranças do Sistema Confea/Crea e o deputado Coutinho se comprometeram, mais uma vez, a defender projetos de lei de interesse da área tecnológica nacional?, afirma o presidente do Crea-PE, José Mário Cavalcanti, que também integra o GT Apar como representante do Colegiado.
O Eng. Luiz Alcides Capoani, presidente do CREA-RS, exemplifica que, no Rio Grande do Sul, o Conselho instituiu um GT Parlamentar para apoio e acompanhamento das legislações em tramitação, tanto em nível estadual como municipal. “?Nossa atuação gerou frutos, que hoje podem ser colhidos pela sociedade gaúcha, tais como a implementação em diversos municípios de projetos de lei de inspeção e manutenção predial, e o mais recente, em tramitação na Assembleia Legislativa, que trata sobre a nova legislação estadual de segurança e prevenção contra incêndio e pânico?”, enfatizou o Eng. Capoani. Para ele, em nível federal, onde estava gestionando-se a criação do Fórum há muito tempo, foi pelo esforço conjunto, principalmente com o apoio do Colégio de Presidentes do Sistema, que isso tornou-se realidade. “?Esta é uma iniciativa louvável pelo emprenho e esforço de todos os órgãos do Sistema Confea/Crea e Mútua, demonstrando o prestígio que têm os profissionais de nossa categoria?”, destacvou o Engenheiro Capoani.
(Com informações Confea)