CREA-RS no lançamento da pedra fundamental da ampliação da Celulose Riograndense

Governador do Estado, Tarso Genro esteve presente . Créditos: Caco Argemi - Palácio Piratini

Foi lançada na manhã desta quinta (08) a pedra fundamental da ampliação da Celulose Riograndense, em Guaíba. O investimento total chega a R$ 5 bilhões para que a produção seja ampliada das atuais 450 mil para cerca de 1,8 milhão de toneladas de celulose por ano. Quando estiver concluída, em junho de 2015, a fábrica deve gerar 4,1 mil empregos diretos e aproximadamente 17 mil empregos indiretos.

O governador Tarso Genro participou do lançamento e destacou as vantagens desse que é considerado o maior investimento industrial da história do Rio Grande do Sul. "É um investimento de grande porte, que após um longo período de negociação veio para o Rio Grande do Sul, e é motivo de orgulho. Além disso, vai fazer com que a Metade Sul do Estado finalmente se transforme, em uma realidade econômica e social", observou.

Os empregos serão criados com pessoas da região Metropolitana. A mão de obra já está sendo qualificada através de cursos criados pelo governo do Estado em parceria com a Celulose Rio Grandense, como explica o presidente da empresa, Walter Lidio Nunes. "Não sabíamos que teríamos tanto sucesso em nossos cursos. Até o início do funcionamento da fábrica já teremos formado mais de seis mil pessoas", disse.

Durante o período de ampliação da empresa serão empregados mais de sete mil pessoas para tocar a obra, e estima-se a criação de 21 mil empregos indiretos. A Celulose Rio Grandense vai, ainda, ampliar o uso do transporte hidroviário na região, com barcos de maior capacidade, que levarão celulose para ser exportada via Porto de Rio Grande. Entre as compensações para a comunidade de Guaíba, estão a duplicação de ruas e avenidas, investimentos em iluminação pública, acessibilidade universal, redes de água e esgoto e sete quilômetros de ciclovias. Só nessas obras, serão investidos R$ 43 milhões. (Rádio Guaíba)

CREA-RS

Representantes do CREA-RS junto ao diretor-presidente da Celulose Riograndense, Walter Lídio Nunes

Esteve presente o 1º vice-presidente do CREA-RS, Eng. Mec. e de Seg. Trab. Paulo Deni Farias, acompanhado do inspetor-chefe em Guaíba, Eng. Agr. Luiz Claudio Ziulkoski, e do coordenador da Comissão de Engenharia Industrial da inspetoria, Eng. Mec. Nei Ruben Lima, e do conselheiro da Câmara de Agronomia, Eng. Agr. Ivo Lessa. Na ocasião Ziulkoski informou que estão sendo realizadas reuniões periódicas com a empresa Celulose Riograndense no que concerne à fiscalização às obras de ampliação, que devem iniciar até o próximo mês. De acordo com ele, a intenção é realizar duas visitas semanais ao canteiro de obras para recolhimento de ARTs durante todo o período de construção, estimado em dois anos. “A demanda é que vai nos dizer o número e a frequência de fiscalização que serão realizadas, mas temos essa previsão”, explicou. Também destacou a importância das obras da empresa para o município. “Vai ser uma nova Guaíba surgindo, com uma grande contribuição social e econômica à população. Eles valorizam muito a comunidade”, relatou.