Representantes de CEEST dos CREAs reunidos em Maceió

A Câmara Especializada de Eng. Seg. Trab. do CREA-RS atua desde janeiro deste ano. Créditos: Arquivo CREA-RS

De 12 a 14 de agosto, em Maceió, ocorreu a 3ª Reunião Ordinária da Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Engenharia de Segurança do Trabalho, com as presenças de coordenadores e representantes dos plenários dos Creas.  A abertura do evento teve início na manhã de segunda-feira (12), no auditório do Hotel Enseada, e contou com a participação do presidente do CREA-AL, Eng. Civ. Roosevelt Patriota Cota, do conselheiro coordenador da Câmara no CREA-AL, Eng. Seg. Trab. Cristovam Lins Filho, e da conselheira federal Ana Constantina.
A reunião, conduzida pelo coordenador nacional Eng. Seg. Trabalho Fernando Luiz Beckman Pereira, debateu a importância da Engenharia de Segurança, na atual conjuntura, como estrutura fundamental na prevenção de acidentes.  Nessa reunião os profissionais ainda debateram a pauta que continha relatos, protocolos, balanços e discussões envolvendo disciplinas curriculares, estudos de proposições, pedidos de reconsideração, aprovação de propostas e assuntos gerais de interesse da coordenadoria nacional.
Participaram da 3ª Reunião da CCEEST – Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Engenharia de Segurança do Trabalho, representantes do Acre, Amazonas, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Norte, Rondônia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo, Tocantins, Bahia e do Confea. A reunião está sendo reforçada com a participação das entidades de profissionais como a AEST, a Anest – Associação Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho e Sobes – Sociedade Brasileira de Engenharia de Segurança do Trabalho. Os conselheiros Engenheiros de Seg. Trab. Alfredo Somorovsky, coordenador, e Nelson Burille, coordenador adjunto, representaram a Câmara Especializada do CREA-RS.
 Encerramento
Ao final dos três dias, os Engenheiros de Segurança do Trabalho que coordenam as Câmaras Especializadas dos CREAs de todo o país, encerraram os trabalhos com várias proposições que visam enriquecer as atividades e aprimorar a fiscalização no setor por todo o Brasil.
A realidade dos últimos anos tem demonstrado que as reuniões da CCEEST estão cada vez mais ricas em debates e cobranças por envolvimentos efetivos em questões nacionais relacionadas à Engenharia de Segurança do Trabalho. Essa especialização despertou as autoridades para o quesito segurança depois dos casos recentes ocorridos em Santa Maria-RS, na Esplanada dos Ministérios, dentre outros.
O coordenador nacional, Engenheiro Civil e de Segurança Trabalho Fernando Luiz Beckman Pereira, avaliou esta terceira reunião como positiva.
Eng. Cristovam Lins Filho, coordenador anfitrião, também considerou o encontro muito proveitoso porque os conteúdos da pauta, exaustivamente debatidos, trataram dos interesses das categorias e das ações em prol da sociedade.
Com informações CREA-AL