Responsabilidade técnica em garimpo em pauta em Frederico Westphalen

Conselheiros, inspetores e fiscalização reunidos. Créditos: Arquivo CREA-RS

Na tarde de quinta (07), a Inspetoria de Frederico Westphalen foi a primeira parada dos conselheiros da Câmara Especializada de Geologia e Engenharia de Minas para a discussão da responsabilidade técnica em garimpo em Ametista do Sul e a atuação do CREA-RS na segurança destas atividades. Demanda que surgiu em uma das reuniões da Zona Alto-Uruguai.

"O CREA-RS indo ao encontro dos profissionais!", ressaltou a Eng. Ambiental Nanci Walter, presidente do CREA-RS, que participou via videoconferência e elogiou a demanda, "que veio da Inspetoria e que foi abraçada pelo pessoal da Câmara de Geominas".

Ressaltou que atendeu às solicitações para esta reunião pois acredita que este é o papel do CREA-RS. "Acredito a visita técnica nos garimpos, prevista dentro da programação, contribuirá muito para que o Conselho possa contribuir para a organização do setor e o exercício profissional. Parabenizo essa aproximação, principalmente por parte da Inspetoria de Frederico Westphalen nesta cocriação", afirmou, ressaltando o orgulho deste tipo de ações.

"Estou no Paraná, vim fazer uma apresentação e também trazer uma fala acerca da ação parlamentar que participamos. Quero agradecer o apoio de muitos de vocês que, mesmo sem ter participado presentemente lá na Assembleia, ajudaram de alguma forma. Que venham mais ações. Parabéns para a Câmara de Geominas e que possamos ser protagonistas. Tudo que envolver as entidades de classe, as universidades e as Inspetorias, é tudo o que queremos. Todos fazendo parte, pois isso muda o nosso dia a dia”, finalizou.

Garimpo em pauta

Coordenados pelo Geólogo Marco Antônio Fontoura Hansen, os conselheiros da GeoMinas, Geólogos Adelir José Strieder, Cassiana Roberta Lizzoni Michelin, Tamara França Machado e a Engenheira de Minas Janaína Fátima Cerutti Munaretti, além do Analista de Processos Geól. Gustavo Amorim Fernandes, reuniram-se com os inspetores Eng. Agr. Antônio Mauro Rodrigues Cadorin (chefe), Eng. Civ. Valdenir Antônio Cadore (secretário) e Eng. Civ. Camila Pezzini (tesoureira). Também presentes o Eng. Civ. Juliano Schneider, representante da Regional Alto Uruguai; Eng. de Plásticos Luís Sidnei Machado, gerente da Fiscalização; Alessandra Borges, chefe de Núcleo Operacional da Fiscalização; a agente fiscal Valdiva Vestena Facco e o supervisor Renato Amancio.

CREA-RS unido em prol da segurança da sociedade

De acordo com o inspetor-chefe, Eng. Civ. Antonio Mauro Rodrigues Cadorin, a preocupação é que o CREA venha para a região, em especial para a área de Ametista e arredores com a possibilidade de apresentar caminhos, alternativas e instruções para que se trabalhe de forma mais efetiva a fiscalização do exercício profissional.

Conselheiros e fiscalização

O coordenador da GeoMinas, Geól. Marco Antonio Fontoura Hansen, ressaltou que o momento requer trabalho em equipe. "Sem uma equipe, não conseguimos desenvolver as coisas. O tipo de atividade que estamos fazendo aqui é de suma importância, pois traz uma aproximação dos vários segmentos que são importantes dentro de CREA: o setor de fiscalização, a Inspetoria e a própria Câmara, pertinente aos temas”, afirmou.

Eng. Civ. Valdenir Antônio Cadore, atual inspetor-secretário de Frederico Westphalen, mostra a placa de inauguração da Inspetoria

Para o Geólogo Adelir José Strieder é importante que o CREA-RS estabeleça normas de fiscalização no setor dos garimpos. "Podemos implementar o mesmo formato que fizemos em Nova Prata", sugeriu.  "A primeira é estabelecer as coordenadas das jazidas por meio de um banco de dados", sugeriu, afirmando ainda que é necessário verificar o número de garimpos com o número de profissionais responsáveis. "É preciso organizar estes indicadores para verificar o exercício profissional", apontou.

O Eng. Quim. e Seg. Trab. Luis Sidnei Machado, gerente de fiscalização, também se manifestou, ressaltando que o CREA-RS tenta mudar a forma de fiscalizar. "Queremos ser mais certeiros na fiscalização, otimizando a pouca mão de obra que temos hoje no Conselho da melhor forma possível, mas nos aproximando das Câmaras e das Inspetorias”, revelou.

O Eng. Civ. Juliano Schneider, representante da Zonal Alto Uruguai, recebeu com entusiasmo a informação. "Uma discussão que ocorre nas reuniões de Coordenadoria é que está havendo um afastamento dos profissionais destas reuniões de Comissões, que são tão importantes. Se não fosse uma dessas reuniões, esse assunto sobre a atividade do garimpo não teria chegado até nós”, apontou.

Com a sua experiência de ter sido agente fiscal, Alessandra Maria Borges, chefe de núcleo de fiscalização, destacou a importância da aproximidade da Câmara com os agentes fiscais.  Essa é uma experiência inovadora”, apontou.