Notícia

Ministério das Comunicações discute aproveitamento da CEITEC


Eng. Nanci Walter, presidente do CREA-RS, visitou em 2021 as dependências da Ceitec. Créditos: Arquivo CREA-RS

Única empresa na América Latina que contempla todas as etapas para a produção de chips eletrônicos, a CEITEC S.A projeta, fabrica e comercializa circuitos integrados (chips) para aplicações em identificação de animais, medicamentos, pessoas e veículos, além de autenticação, gestão de inventário, controle de ativos, entre outras.

Depois de empregar mais de 200 profissionais, entre mestres, doutores e especialistas, com grande quantidade de patentes e designs de circuitos desenvolvidos, que deveriam ser preservados, a empresa pública de semicondutores vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), instalada na Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre, encontra-se em momento difícil, cotada para liquidação realizada através do Programa de Parcerias de Investimento (PPI) do Ministério da Economia.

A crise de semicondutores, porém, pode levar o governo a rever a extinção da Ceitec. Embora não seja cogitada a possibilidade de retornar com o funcionamento antigo da empresa, o MCTIC possui uma ideia que não passa pelo desmonte da fábrica.

Trata-se de transformar a Ceitec em uma espécie de centro de treinamento e capacitação de mão de obra para futuras ‘foundries‘. O plano faz parte de negociações do MCTIC com o Grupo “Made in Brazil Integrado” e o assunto foi discutido na terça-feira (26) no painel “A Falta de Semicondutores e Oportunidades“, realizado pela 74ª Reunião Anual da SBPC.

O Grupo é formado por entidades que representam diversas cadeias produtivas que dependem de chips para a produção de produtos no mercado brasileiro, entre eles a  Secretaria de Desenvolvimento da Indústria, Comércio, Serviços e Inovação, do Ministério da Economia; a Abinee; o Instituto Aço Brasil; e a Associação Brasileira da Indústria de Semicondutores.

Henrique de Oliveira Miguel, diretor do Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação Digital do MCTIC, aproveitou o espaço para debate na Reunião Anual da SBPC e anunciou que será lançado o “Plano Brasil Semicondutores”, Através deste projeto, o ministério pretende estabelecer um contato direto com o Ministério da Economia para rever a decisão de extinguir a Ceitec.

Embora a situação tenha sido atualizada, a Ceitec segue com seu futuro incerto. Caso receba o sinal verde, o MCTIC deverá seguir adiante com os planos para a fábrica.

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: