Bate-papo reúne presidente do CREA-RS e futuros Engenheiros Ambientais e Sanitaristas em Erechim

Palestra ocorreu na Universidade Federal da Fronteira Sul . Créditos: Arquivo CREA-RS

Com foco na aproximação do Conselho gaúcho com as instituições de ensino, a presidente do CREA-RS, Eng. Amb. Nanci Walter, esteve na Universidade Federal da Fronteira Sul conversando com estudantes e professores sobre a relação das atribuições dos Engenheiros Ambientais e Sanitaristas com o mercado de trabalho. Ela compartilhou com mais de 50 estudantes as suas experiências profissionais dentro e fora do Conselho.

Explicou as diferenças entre conselhos profissionais, entidades de classe e sindicatos, assim como pontuou as funções do registro, da normatização, da fiscalização e da orientação.

Com relação às Engenharias Ambiental e Sanitarista, ela apresentou os números: nacionalmente são mais de 40 mil profissionais da área. No Estado, são quase 3 mil. Também pontuou ser a primeira presidente mulher eleita pelo voto direto em 88 anos de CREA-RS, assim como integrou a primeira turma de engenheiros ambientais do estado e a segunda do país.

A estrutura e funcionamento do Conselho gaúcho também foi tópico da palestra e, para finalizar, de forma dinâmica Nanci explicou como se faz o registro no Crea e como funciona o registro de uma ART.

Os estudantes e professores utilizaram o tempo restante para tirar dúvidas e compartilhar argumentos envolvendo a temática da palestra. Eduardo Korf, coordenador do evento e Cristiane Fuzinatto, coordenadora do curso de Engenharia Ambiental e Sanitarista da Instituição receberam a presidente na UFFS.